Bom, to postando uma apostila de HTML e umas dicas de criação de sites.
1. Antes de sair fazendo o site, enchendo de códigos e mais códigos, faça uma busca na internet e procure tirar idéias de outros sites que tenham o mesmo fim, por exemplo, o site de um banco é diferente do de uma pizzaria ou restaurante, que por sua vez é diferente de um portal.
2. Procure utilizar as cores certas, não deixando o site muito brega nem muito carregado, dando ênfase as partes mais importantes, quanto mais limpo o site melhor a visualização (lógico).
3. Utiliza FRAMES, assim não é preciso carregar o site toda vez que algum link for acessado.
4. Faça um site atrativo, dê motivos para os outros acessarem o mesmo, chame a atenção para os melhores pontos, como se fossem manchetes de jornal (não estou falando que é pra deixar tudo grande, só pra valorizar), use cores diferentes nesses lugares, mas sempre lembre de não criar uma coisa brega.
5. Sinalize seus códigos, assim fica fácil de fazer modificações pois você não demora para achar os pontos onde as mudanças serão feitas.
6. Faça testes, crie layouts diferentes, e peça para pessoas diferente opinarem sobre qual ficaria melhor, aceite sugestões e não as confunda com críticas, saiba usá-las para criar.
7. Procure fazer diferente, o igual todo mundo já conhece, o diferente chama a atenção.
8. Busque o que precisa em livros e até na internet mesmo, fóruns são uam boa sugestão.
9. Seja criativo, e persistente, é fazendo que se aprende.
Link para download da apostila: Apostila - Básico de HTML
Após clicar no link e abrir a página, desca um pouco a mesma e clique em "FREE", depois de fazer isso é só esperar o tempo (se tiver), selecionar o servidor, digitar os números que aparecerem na caixa embaixo deles e clicar em "DOWNLOAD".
quarta-feira, 5 de dezembro de 2007
Páginas em HTML
1º Post
Criei este blog hoje pq li uma matéria sobre carreira na internet, onde o autor falava sobre pessoas que expõem suas "vidas profissionais" esperando que alguém veja e pense, poutzzzz, era de um cara assim que eu precisava pra trabalhar comigo.
Também achei legal a idéia de criar um blog para postar algumas dicas, tutoriais e até e-books que tenho aqui sobre informática, podendo ajudar alguma alma perdida a resolver um problema ou talvez inserir mais um pouco de conhecimento na internet.
Eu estudo, tenho dois empregos, namoro e ainda tenho tempo pra brincar de fazer site, criar algum programinha inútil, cuidar de um bonsai, arrumar computadores em casa e ler várias coisas sobre informática.
Esses dias estava eu pensando, afinal, o que é informática?? você, o que responderia?? Imagine que você tem uma locadora e comprou 5000 filmes para serem locados, você aluga 1, 2, 3... 120, 121. Como você vai controlar quem alugou?? saber quando vai devolver?? quais filmes foram locados?? vai controlar numa caderneta, igual aquelas que você marca pão na padaria e no fim do mês vai la e acerta tudo?? acho que é melhor você arrumar um programinha pra gerenciar isso, mas opa, eu não sei nada de informática, e agora?? chama alguém que manja, ora bolas.
É lógico que a informática é muito ampla, e não existe alguém que saiba retirar todas as dúvidas de todo mundo como se fosse um centro de informações ambulante.
Por este motivo eu digo que sei trabalhar com computadores, intendo a linguagem que eles usam, tenho paciência e lógica para observar o problema e achar uma solução para o mesmo. Gosto de aprender coisas novas sobre informática, por isso leio tudo o que posso. Acho que tudo o que você estiver procurando você pode achar na internet, li esses dias que um cara encontrou uma menina que viu no metrô por meio de um desenho feito por ele e postado em um site pessoal. Menos de 3 dias depois do desenho ser postado ele encontrou a garota, e isso sem saber nada sobre ela, só sua fisionomia e por meio de um desenho!!! Ou seja, você acha que o Osama ainda não foi encontrado?? Acho que nenhuma dúvida que eu tive até hoje deixou de ser resolvida. Já procurei até um rinoceronte de pelúcia na internet e encontrei. A internet é a rede mundial de conhecimentos, fofocas, discussões, notícias e produtos, e isso graças a informática.
Acho que deu pra perceber que eu gosto um pouco de mexer com essas coisa. Esses dias eu estava calculando quanto tempo em média eu fico por dia na frente de comptuadores. Bom, 4 horas trabalhando de manhã. 30 minutos de almoço com direito a 20 minutos na frente do PC. Mais 4 horas trabalhando a tarde. Banho em 15 minutos, 30 muntos de televisão e 45 minutos de janta na frente do PC. Faculdade com média de 1 hora e meia na frente de computadores e 3 horas e meia de teoria sobre os mesmo. Chegando em casa as 11 e ficando até as 2 da manhã na frente do PC, são mais 3 horas de uso. Fazendo as contas são: 4+4+0,2+0,45+1,5+3=13,5 horas na frente do PC. Se você fizer isso vezes 20 dias (tirando fins de semana e variações de mês pra mês) são 270 horas por mês. Considerando que eu mexo com computador desde os 15 anos (tirando os anos que eu só jogava e batia papo) e que eu trabalhe até os 60 com isso e utilizando com essa mesma frequência o PC são 12meses*270horas=3240 por ano se não me engano, isso vezes 45 anos dá 145800 horas de uso. Porra, preciso fazer alguma coisa diferente.
Eu não me canso mesmo de mexer com isso aqui, eu fico animado de pensar que eu posso trabalhar com computadores a vida inteira, é como se eu pensasse: "To feito" pq eu sei que com eles eu sei me virar bem.
Vo para de fala vai, ali do lado direito tem o link do meu HD virtual no 4shared, têm alguns livros, exercícios e programinhas lá. Mais tarde eu volto e posto algum e-book.
Boa Tarde!!
