sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

E-mails com códigos maliciosos

Falei que não ia postar, mas achei um bom motivo para fazer isso. No meu trabalho a tarde, precisei criar um link de uma imagem. Quando a pessoa clicasse na imagem, ela estaria clicando em um link que a levaria para o site que eu selecionei, no caso, a imagem era um panfleto de um concurso, e o link levaria a um site, onde o usuário poderia inscrever-se no mesmo.
Feito isso, meu chefe pediu que eu criasse outro link, acima da imagem, somente em html, sem imagem alguma, de modo que, se a imagem não fosse exibida, era só clicar nesse outro link, que ele levaria você para uma página onde estariam a imagem com o link novamente, igualzinha a que eu criei.
Para testar isso, que seria enviado por e-mail para algumas pessoas, eu enviei a mensagem para mim mesmo, afim de visualizar tudo certinho e conferir se os links estavam corretos e tudo funcionando 100%.
Eu imaginei que não teria erro, pq o e-mail não teria motivo para não exibir a imagem, já que era só uma imagem. Mas, para minha surpresa, o e-mail considerou o e-mail como SPAM e bloqueou a imagem com o código HTML, de modo que esta não fosse aparecer.
Em busca de uma resposta para este feito, descobri que nas configurações do meu e-mail (que é do Yahoo!), existe uma opção onde seleciono se quero ou não exibir imagens que contenham códigos, como esta, que no caso era um link. Só ainda não tinha entendido o pq do bloqueio.
Fuçando nas configurações, encontrei a resposta que é a seguinte:

Algumas imagens e gráficos em mensagens de e-mail servem para informar o remetente que você abriu a mensagem, o que comprova que o seu endereço de e-mail é válido e está ativo. Isto é um "prato cheio" para os mailing lists de spam. Ao bloquear o download de imagens, esta informação não será passada para quem enviou a mensagem e você estará mais protegido contra a ação de spammers no futuro.
Ao ativar a opção "Bloquear o download de gráficos HTML nas mensagens", todas a imagens armazenadas remotamente serão substituídas pela imagem . Para visualizar a mensagem com as imagens originais clique no link "Exibir gráficos HTML" na parte inferior da mensagem.


Disso eu não sabia!!

Esses dias eu achei um código em javascript que você coloca na barra de endereços e consegue ver álbuns bloqueados no orkut, vou ver se amanhã acho isso e crio um post.

Até mais!

Tabela de Cores - HTML

Hoje eu comecei a fazer uma boletim interno no trabalho , e me deparei com o seguinte problema, que cor usar?, e qual é o código dessa cor?. Como lá não tem Photoshop para eu descobrir isso, o jeito foi dar uma pesquisada na internet em busca de uma tabela com as cores. Virei vários sites, e neles só tinham as cores básicas, dificilmente eu iria achar o tom que eu queria. Como era uma página séria, profissional, optei por tons de cinza, com links e alguns detalhes em azul e algumas coisas em amarelo.
Depois de muito procurar encontrei um site, ele não é lá essas coisas em layout e não esbanja bom gosto, mas o danado tinha o que eu precisava, 3 listas de cores, duas delas imensas, fiquei até em dúvida entre qual cor usar, devido a grande variedade que encontrei.
Como já havia falado no post sobre HTML mais abaixo, pedi a opinião de várias pessoas que estavam presentes sobre as cores, e também como deveria ser o layout da página. Ela acabou ficando bem simples, utilizei apenas 1 frame, também, no boletim só vão ter notícias, não precisa ser todo chique e carregado de porcariada, no máximo uma ilustração ou outra e o resto é só texto.
Feito isto, só faltava inventar um nome para o boletim, e precisava ser um nome que chamasse a atenção, já que ninguém é obrigado a vê-lo, de algum modo ele precisa atrair as pessoas e Boletim de Informática não é muito original.
Ainda não resolvi qual vai ser o nome dele, só vai ser lançado ano que vem mesmo, e isso se meu chefe autorizar, até lá dá pra mudar muita coisa e decidir o nome dele.

Segue o endereço do site com a lista das cores, esse vai ficar na barra de links do lado direito, caso esse post seja arquivado.

Tabela de Cores - HTML

Boa Tarde e Sexta-Feira! Acho que hoje não posto mais nada.

Cadê meus arquivos? - Backup

Quando eu começei a me interessar por informática, cagadas do tipo, formatar o pc e esquecer do backup eram comuns, era só baixar as coisas novamente e estava tudo certo. Mas, as coisas profissionalmente falando, não são bem assim. Imagine que você pega um PC pra formatar, promete serviço completo, e faz, deixa o computador lisinho lisinho, praticamente novo, e na hora de devolver o cliente reclama que você não salvou os arquivos antigos dele. Concorda comigo que todo o trabalho de formatar o bendito do computador, perde o valor depois de tomar uma cagada desse tipo?.
O problema é que a coisa é tão fácil, que você pode simplesmente se esquecer de fazer, ou esquecer de salvar pedaços, o que acontecia muito comigo antigamente, a pessoa me falava quais eram os arquivos que ela queria, e eu esquecia quais eram na hora, por isso, ANOTE!!!, SEMPRE!!!. Dito isso, vamos ao que interessa.

Existem vários modos de se fazer um backup, o mais simples seria salvar os arquivos em uma mídia regravável (CD-RW ou DVD-RW) ou em uma unidade removível, por exemplo, um Pen Drive. O problema é que dependendo do tamanho do backup, os arquivos podem não caber em apenas uma mídia ou unidade removível, só se você tiver uma HD externa, e esta por sua vez tiver espaço suficiente (to falando isso pq nunca se sabe o tamanho do backup). O outro modo é um pouco mais complicado, e exige que você abra o gabinete do PC. No caso, você deveria pegar um outro HD, tirar o JUMPER para não haver conflito entre os HDs, instalar os dois em uma máquina só, entrar no sistema operacional, e passar os arquivos de um HD para o outro pelo Meu Computador mesmo, através do famoso crtl+c - ctrl+v. Depois é só desligar o computador, retirar o HD, voltar o JUMPER ao seu lugar de origem, instalá-lo no gabinete do usuário (pois se você fizer isso em um computador diferente, pode ser que o sistema operacional configure os drivers deste no HD, e quando você voltá-lo para o gabinete certo, o HD não vai reconhecer os drivers, e desse modo não vai funcionar, ou até vai, mas você terá que instalar vários drivers novamente, pois os que estão nele são os do outro computador) e formatar (o HD com os arquivos antigos, não o com o backup, é claro). Após a formatação, você terá que instalar os dois HDs juntos novamente, para poder passar o backup para o HD formatado, lembrando de retirar o JUMPER para que não haja conflito (esse é o modo mais trabalhoso). Uma outra opção seria particionar o HD original, criando uma unidade de backup, ficando assim o HD com duas partições, uma original (que será formatada) e a nova (onde vai ficar o backup dos arquivos), depois é só iniciar o sistema operacional e jogar os arquivos da unidade antiga para a nova. Existem alguns programinhas que fazem isso como o Partition Magic, mas pelo menos com este, eu não me dou muito bem, por isso, se você quiser algum programa para criar partições, faça uma busca cuidadosa, de modo que não se arrependa depois.
Você pode também configurar uma pequena rede doméstica, e transferir os arquivos desejados de um computador para o outro. Depois é só você formatar o PC desejado, e voltar os arquivos.

Esses, provavelmente são os únicos modos de se fazer um backup, qual utilizar depende de bom senso.

Boa noite!