quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Mensagens de erro ao inicializar o Windows

Várias vezes, por causa de alguns vírus, usuário inexperiente que acha que é experiente ou outra coisa mesmo. O Windows acaba dando mensagem de arquivo corrompido ou excluido quando é iniciado (já peguei casos em que o usuário deletou arquivos da pasta WINDOWS pq tava muito pesado e ele precisa de espaço). Algumas coisas esse tutorial resolve, para outras existe a formatação (o MASTERCARD dos Técnicos, resolve a maioria dos casos, mas não pode ser um vício).

a) Problema 1 - Caso fácil

Ao ligar o computador, ao carregar o Windows aparece a seguinte mensagem de erro:

Windows could not start because the following file is missing or corrupt:
\WINDOWS\SYSTEM32\CONFIG\SYSTEM


Nessa situação, muitas das vezes o boot do sistema foi substituído por outro gerenciador de boot e depois o mesmo foi removido. Nesse caso o computador não entra nem em modo de segurança.

Dê boot pelo CD do Windows XP, Selecione a opção R (Reparar) na primeira tela de inicialização. Dentro do console digite o numero da partição, deve ser 1. Digite a senha do administrador se tiver, se não tiver tecle enter.

Agora escreva os comandos, dando enter após cada um deles:

FIXBOOT

FIXMBR

b) Problema 2 – Arquivos Faltando…

Ao ligar o computador, ao carregar o Windows aparece uma das seguinte mensagens de erro:

Windows could not start because the below file is missing or corrupt:
C:\WINNT\System32\Ntoskrnl.exe


_________________

Windows NT could not start because the below file is missing or corrupt:
C:\WINNT\System32\HAL.dll

_________________

NTLDR is Missing
Press any key to restart

_________________

Invalid boot.ini
Press any key to restart



Esses erros podem ocorrer por vários motivos, como vírus, problemas com hardwares, alterações no registro.

Como Resolver?

Passo 1: Coloque o CD do Windows XP e dê boot por ele. Na primeira tela pressione R para entrar no Console de Recuperação.

Passo 2: Depois informe a validação do instalação do Windows, normalmente é a opção 1. Depois informe a senha da conta Administrador do Windows se tiver ou tecle apenas Enter se não usar senha.

Passo 3: Volte para a raiz do disco, onde é a localização de todos os arquivos do disco: Nesse caso “C:\” usando o comando CD ..

Passo 4: Modifique os atributos do arquivo BOOT.INI, responsável por informar ao Windows como enxergar, carregar e inicializar os processos localizados no seu disco com 3 comandos:

C: ATTRIB –H C:\BOOT.INI

C: ATTRIB –R C:\BOOT.INI

C: ATTRIB –S C:\BOOT.INI


Passo 5: Delete o arquivo BOOT.INI

DEL C:\BOOT.INI

Passo 6: Agora o passo mais importante de todo o processo, escreva o comando BOOTCFG /REBUILD, onde será recompilado o arquivo BOOT.INI com os valores necessários padrões para seu computador. Porém é extremamente importante verificar se as opções /FASTDETECT e /NOEXECUTE=OPTIN estão habilitadas para carregamento do Sistema Operacional.

Serão verificados os discos atrás dos arquivos de instalação do Windows automaticamente. Perguntará se você quer adicionar a lista de inicialização de boot (responda S ou Y), o identificador do Sistema (pode colocar "Windows XP", por exemplo) e as opções de carregamento que eu expliquei anteriormente. Para inserí-las basta escreve-las quando for perguntado sobre as opções de inicialização, apenas escreva /FASTDETECT /NOEXECUTE=OPTIN após os dois pontos.

Passo 7: É recomendado que você faça uma análise do disco antes de continuar digitando o comando:

CHKDSK /R /F

Depois da verificação, grave o setor de boot com o comando:

FIXBOOT

Vai perguntar se quer criar um novo setor de inicialização. Digite Y. Digite Exit para sair. O PC vai reiniciar e o Windows XP agora deve iniciar corretamente.

Uma outra opção (a que eu prefiro) para substituir arquivos essenciais de boot que estão corrompidos ou ausentes, impedindo o Windows de iniciar seria:

Dê boot pelo Cd-rom do Windows XP, Selecione a opção R (Reparar) na primeira tela de inicialização. Dentro do console digite o numero da partição, deve ser 1. Digite a senha do administrador, se tiver, se não tiver tecle enter.

No console vai aparecer: C\windows>

Agora escreva os comandos:

copy X:\i386\ntldr c: (Substitua X pela letra do leitor de CD/DVD em que está o CD do Windows)

copy X:\i386\ntdetect.com c: (Substitua X pela letra do leitor de CD/DVD em que está o CD do Windows)

FIXMBR

FIXBOOT

Vai perguntar se quer criar um novo setor de inicialização. Digite Y. Digite Exit para sair. O PC vai ser reiniciado e deve deve iniciar o Windows XP corretamente.


Espero ter ajuda alguns. Té!

Usuários Speedy vão precisar de provedor para acesso novamento!!

Já era de se esperar. E pensar que a mulher do Terra ofereceu o provedor por R$ 5,00 pra eu não cancelar.

da Folha OnLine

A Telefônica afirmou nesta terça-feira que todos os usuários do seu serviço de banda larga Speedy somente conseguirão a rede por meio de um provedor privado. De acordo com a empresa, os clientes estão sendo informados que, por decisão judicial, não poderá mais oferecer acesso através do login "internet@speedy.com.br'" e da senha "internet" a partir da próxima sexta-feira (7).

"Dentro de poucos dias o acesso através deste login e senha será bloqueado", afirma a empresa em comunicado no site. Na mesma página, a Telefônica remete o usuário para um local que oferece alternativas de provedores pagos e gratuitos.

Segundo a empresa, o retorno da exigência de provedor para o serviço de banda larga acontece devido a uma decisão judicial em meados deste ano que suspendeu uma decisão da 3ª Vara Federal de Bauru, concedida em setembro do ano passado. Na ocasião, o juiz Marcelo Freiberger Zandavali tornou temporariamente ilegal a exigência de provedor para os usuários de Speedy.

Velox

Em decisão contrária, no último dia 15, a Justiça Federal de Belém (PA) obrigou a operadora Telemar Norte Leste, do Grupo Oi, a oferecer o serviço de banda larga Velox sem a exigência de um provedor adicional. A medida, de caráter liminar, tem abrangência nacional.

O juiz Antonio Carlos de Almeida Campelo, da 5ª Vara Federal em Belém, entendeu que não é necessária a utilização do provedor para acesso à internet pelo Velox, que usa o sistema ADSL (via rede telefônica). Além disso, segundo Campelo, a exigência do provedor desrespeita o Código de Defesa do Consumidor, por ser uma venda casada de serviços.


O que importa mesmo é que agora a net aqui em casa tá rápida...!!! Uhullll!!!