segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Café!!

Eu sou um viciado em café assumido. Todo santo dia de manhã quando chego no trabalho, tomo um copo de café bem quentinho. Como se não bastasse, até a hora do almoço eu tomo mais uns 3 ou 4. A tarde normalmente eu não tomo nada, simplesmente pq o café do trabalho vamos dizer que "não é muito agradável". Eu tomo café com açúcar normalmente, mas a minha paixão é aquele café puro, com muita cafeína, não aqueles com gosto de água, que você sente que está tomando água junto, aqueles com café mesmo, que você sente o gosto amargo que amarra a boca e desce bem quentinho, dando aquele animo temporário.
Eu fiz 1 ano de cursinho, e todo dia de manhã eu chegava igual à um zumbi na aula. O único jeito de me manter acordado era tomando um café no barzinho pra cima do cursinho. Aquilo sim era café. Eu nunca fui fã de café de máquina, mas aquele era no ponto, a mulher que servia sempre comentava que eu era o único que tomava café daquele jeito.
Todo dia de manhã era de lei a subidinha pro café. Eu e um colega revezávamos o pagamento pra de certo modo "forçar" o outro a tomar no dia seguinte.
No trabalho antes era pra acordar, agora é por puro vicio. Pego um copão e vou pra minha mesa. Anima sim, dá uma boa acordada. Dizem que comer uma maçã acorda mais que tomar café. Bem. Se você gostar de comer maçã...Eu não troco por nada o café matinal.
Dizem também que faz mal, da gastrite, dá não sei o que lá. Mas tem tanta gente que tem gastrite e outras coisas fazendo tudo direitinho. Chega a ser uma maldade me privar disso. É igual dividir o final do lanche, a pior coisa do mundo, o fim sempre é o melhor, parece que tem um gostinho à mais, um não sei o que de dar água na boca.

Eu falei tudo isso, pq hoje no trabalho de manhã começou uma discussão bem-humorada, sobre uma misteriosa falta de café. Eu cheguei mais cedo pq precisava sair mais cedo também, liguei meu computador, fui ver se o café já havia chego (pq passa uma mulher todo dia levando as garrafas nas devidas sessões) e nada da garrafa. Passados uns 30 minutos me aparece a mulher com a garrafa. Foi só ela sair da salinha do café, eu já fui correndo pegar meu copinho. Como sempre, peguei uma bela quantia e sai todo feliz pra minha mesa com o café quentinho.
Uma mulher que também já havia chego, foi lá e pegou o seu copo.
Passados outros 30 minutos, começaram a chegar os outros funcionários. Eu já havia tomado meu copo e ninguém suspeitava que disso. Derrepente, meu telefone tocou e eu sai ver um computador com um certo problema de naquela peça que se localiza sentada na cadeira, frente do monitor, "meu computador não entra na internet", "claro, o cabo de rede tá desconectado", mas, tudo bem, acontece.
Quando eu voltei, simplesmente, havia uma rodinha de pessoas, discutindo que o café havia acabado, e que ninguém tinha tomado nada. Eu, fiquei quetinho na minha, como se não tivesse tomado também, e a discussão continuou, "mas sera que alguém pelo menos trouxe café hoje, ou a garrafa está ai desde sexta-feira?", "não, tinha café, eu tomei" disse a mulher que estava comigo no começo do expediente. Depois de averiguar o ocorrido, descobriram que realmente a mulher que fazia café tinha diminuído a quantidade, não se sabe pq, e realmente o café já havia acabado por esse motivo.
O engraçado é que como eu não me manisfeitei, todo mundo achou que a mulher havia tomado todo o café sozinha, e foi alvo de várias piadinhas, coitada, ficou vermelha, e como mulher quase não fala (é brincadeira), ficou a manhã toda resmungando.
Depois de umas 2 horas, a nova garrafa de café chegou, mas, até lá, eu já havia tomado café 2 vezes na máquina de café do corredor.
Não é tão ingraçado, mas, discutir por causa de café?, parecia uma reunião importante, sobre um assunto importante, mas era simplesmente sobre uma garrafa de café.
É, o cafézinho matinal é essencial.

E agora, só pra completar, vou falar um pouco sobre a história do café, como tudo começou...

História

O café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. É servido tradicionalmente quente, mas também pode ser consumido gelado. O café é um estimulante, por possuir cafeína – geralmente 80 a 140 miligramas para cada 207 ml dependendo do método de preparação.

Em alguns períodos da década de 1980, o café era a segunda commodity mais negociada no mundo por valor monetário, atrás apenas do petróleo. Este dado estatístico ainda é amplamente citado, mas tem sido impreciso por cerca de duas décadas, devido a queda do preço do café durante a crise do produto na década de 1990, reduzindo o valor total de suas exportações. Em 2003, o café foi o sétimo produto agrícola de exportação mais importante em termos de valor, atrás de culturas como trigo, milho e soja.

A história do café começou no século IX. Originário das terras altas da Etiópia (possivelmente com culturas no Sudão e Quênia) e difundido para o mundo através do Egito e da Europa. Mas ao contrário do que se acredita, a palavra "café" não é originária de Kaffa - local de origem da planta -, e sim da palavra árabe "qahwa", que significa "vinho da Arábia", devio a importância que a planta passou a ter para a Arábia.[carece de fontes?]

Uma lenda conta que um pastor chamado Kaldi observou que suas cabras ficavam mais espertas ao comer as folhas e frutos do cafeeiro. Ele experimentou os frutos e sentiu maior vivacidade. Um monge da região, informado sobre o fato, começou a utilizar uma infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava.

O conhecimento dos efeitos da bebida disseminou-se e no século XVI o café era utilizado no oriente, sendo torrado pela primeira vez na Pérsia.

Na Arábia, a infusão do café recebeu o nome de Kahwah ou Cahue (ou ainda Qah'wa, do original em árabe قهوة). Enquanto na língua turco otomana era conhecido como Kahve, cujo significado original era vinho. A classificação Coffea arabica foi dada pelo naturalista Lineu.

O café no entanto teve inimigos mesmo entre os árabes, que consideravam suas propriedades contrárias às leis do profeta Mohammad. No entanto logo o café venceu essas resistências e até os doutores maometanos aderiram à bebida para favorecer a digestão, alegrar o espírito e afastar o sono, segundo os escritores da época.

O Café e a Saúde

A maioria das pessoas que consomem café diariamente desconhece as substâncias saudáveis e os seus efeitos terapêuticos:

- O consumo moderado de café (de três a quatro xícaras por dia) exerce efeito de prevenção de problemas tão diversos como o mal de Parkinson, a depressão, o diabetes, os cálculos biliares, o câncer de cólon e o consumo de drogas como o álcool. Além disso melhora a atenção e, conseqüentemente, o desempenho escolar.
- O café contém vitamina B, lipídios, aminoácidos, açúcares e uma grande variedade de minerais, como potássio e cálcio, além da cafeína.
- O café tem propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres e melhorando o desempenho na prática de esportes.
- Doenças como infarto, malformação fetal, câncer de mama, aborto, úlcera gástrica ou qualquer outro tipo de câncer não estão associadas ao consumo moderado de cafeína.
- Melhora a taxa de oxigenação do sangue.

A cafeína chega às células do corpo em menos de 20 minutos após a ingestão do café. No cérebro, a cafeína aumenta a influência do neurotransmissor dopamina.

Fonte: Wikipédia

Descontraindo a galera

Como o blog é sobre informática e todo mundo achar que quem trabalha com PC é nerd (mas não é), vou colocar algumas piadinhas de nerd aqui. Eu casquei o bico, algumas eu não entendi, mas, tudo bem, ai vai.

Estavam brincando de esconde-esconde: Einstein, Newton, Pascal e Galileu.
Era a vez de Einstein tampar a cara e começar a contar enquanto os demais se escondiam.
Todos conseguiram um esconderijo com exceção de Newton, que sobrou.

Tentou Newton se esconder atrás do sofá, mas levou um "chega pra lá" de Pascal:
- Nem vem, eu já to aqui, vá se esconder em outro lugar!

Tentou então se esconder atrás da cortina mas lá estava Galileu.

Sem opção de esconderijo, Newton pegou um giz e desenhou um quadrado com arestas iguais a
1 metro no chão da sala, e ficou ali em cima do quadrado.

Einstein termina a contagem e de cara encontra Newton:

- Ahá Newton, já te achei cara, você não se escondeu não?

- Opa!!! pera aí, mas eu sou Pascal !!!

====================================================

P: O carbono foi preso. O que ele diz???
R: Tenho direito a 4 ligações.

====================================================

P: O que 6 carbonos de mãos dadas estão fazendo com 6 hidrogênios na igreja??
R: BENZENO!!!

====================================================

P: O que é pior que cair um raio na sua cabeça?
R: Cair um diâmetro...

====================================================

P: Quanto é 2+2?
R: Um matemático: 4 com certeza.
R: Um estatístico: algo entre 3,99...9 e 4,00...01
R: Um físico: depende, estamos falando de soma vetorial, tensorial, relativistica ou soma escalar?
R: Um engenheiro: bota 5 que aguenta
R: Um contador: Quanto vc quer que seja?

====================================================

P: Como se calcula o volume de um tigre morto?
R: 4/3 pi R³ porque ele é uma ex-fera

====================================================

Tinha uma festa das funções. Todas as funções tavam lá.
A ondas tavam requebrando suas amplitudes, as funções mostrando seu lado positivo, mas a funcão f(x)= e^x tava meio isolada. Ai perguntaram.
Por que você tá tao isolado? Tenta se integrar!
Então ela respondeu:
Não adianta, se eu me integrar dá na mesma.

====================================================

P: Duas ondas se encontram, O que uma diz pra outra?
R: lambda

(não entendeu? lambda = comprimento/cumprimento das ondas...)
===================================================

PA e PG
"Nunca discuta com uma progressão aritmética nem geométrica. Elas sempre têm razão."

===================================================

"O carro em que vão quatro engenheiros enguiça e pára. Imediatamente, eles tentam resolver o problema.
Engenheiro mecânico: - A caixa de velocidades deve ter quebrado.
Engenheiro químico: - Não concordo. O problema está na composição do combustível.
Engenheiro eletrotécnico: - Nada disso! É a bateria que está descarregada.
Engenheiro informático: - E se nós saíssemos do carro e tornássemos a entrar?"

===================================================

P: Era uma vez, dois irmãos, GEO e TRIGO... GEO tinha muitos filhos, mas TRIGO não. Por quê?
R: Porque GEOMETRIA e TRIGONOMETRIA

===================================================

P: O que a mulher do Einstein disse na Lua de Mel???
R: Assim que o Einstein tirou a blusa, ela disse:
QUE FÍSICO!!!

===================================================

O Linuxer:

mv /dev/girl /dev/house
mount /dev/girl
touch
unzip
finger
fsck
yes
yes
yes
umount girl
zip
sleep

outra versão:
sex.sh

grep;touch;strip;unzip;head;mount /dev/girl -t wet;fsck;fsck;yes;yes;yes;umount /dev/girl;zip;sleep

só pra descontrair um pouco, mas tarde posto de novo!!

Ziriguidum Ziriguidum Ziriguidum!!!

Boa tarde moçada!

Fim de semana bem corrido, não parei praticamente nada em casa, então, novamente, não deu tempo de postar. Mas agora como não tenho nada pra fazer vou tentar escrever alguma coisa.
Como no trabalho de manhã não posso acessar meu blog pq a internet é bem fiscalizada, eu vou escrever os posts que eu for colocar no blog, e enviar para o meu e-mail. Depois, quando eu puder acessá-lo, eu simplesmente pego os posts e colo no blog.

Minha segunda-feira começou bem sussegada. Meu chefe voltou de férias, e como as coisas dele estão todas "atrasadas" pq ele saiu de férias, ele vai demorar um pouco pra me passar algo pra fazer. Enquanto isso eu terminei a nova edição do boletim de informática, fiz as tarefas que ele me passou antes de sair de férias, li a trilogia "Fronteiras do Universo", estudei um pouco para um concurso que eu vou prestar (dei uma ollhada em algumas questões de lógica e matemática) e arrumei algumas impressoras (rsrsrsrsrsrsrs).
O fim de semana foi muito bom. Fui ao festival de verão que teve aqui perto da cidade, tomei sorvete pra caramba, comi demais, durmi mais ainda e colquei uma enquete e um contador no blog. Semana que vem minhas aulas voltam, e as coisas ficam um pouco mais complicadas, o dia fica bem mais apertado.
Mas eu estou até que animado pra voltar, ver a galera, aprender coisas novas (pq até agora foi bem sussegado mesmo!), e quem sabe com as aulas eu não durmo um pouco mais cedo, pq com certeza eu vou chegar quebrado em casa.

Mudando de assunto. Entrou em vigor essa proibição da venda de CS (Counter-Strike) e do EverQuest no Brasil. Para o juiz, os jogos "trazem imanentes estímulos à subversão da ordem social, atentando contra o estado democrático e de direito e contra a segurança pública, impondo sua proibição e retirada do mercado". Na minha opinião (e na de muitos segundo a matérias colocada hoje na parte informática da Folha Online), a proibição da venda do jogo é um erro. Tudo bem que o jogo é violento, aparecem terroristas e reféns, várias armas e coisa e tal. Mas, em que lugar não se vê violência hoje em dia? A maioria das novelas mostra cenas de morte e tiroteio que não diferem muito do jogo. Pelo contrário, no jogo, por mais real que pareça, sempre vai ser um jogo, enquanto na TV são pessoas de carne e osso que promovem as cenas. E também, se um idiota "serial-killer" vai sair por ai matando pessoas, pode ter certeza que não vai ser um jogo que vai influênciá-lo. Jogar essa culpa em cima de um simples game é a coisa mais sem sentido que alguém pode fazer. Em várias ocasiões pudemos observar o motivo de muitas pessoas entrarem para o mundo do roubo, tráfico, sequestro e outras coisas. E eu acho que nunca ouvi nenhum desses elementos dizer que começou a matar pq jogou um determinado jogo e se sentiu inspirado para começar a cometer tal ato de violencia.
Primeiro, se o indivíduo consegue comprar uma arma pra matar alguém, não é culpa do jogo, e sim de quem fez a venda da arma. Da onde ela surgiu? Cadê a fiscalização em cima do porte de armas? Segundo, pra que alguém iria sequestrar pessoas só pra brigar com a polícia? No jogo é assim, simplesmente um objetivo, nada de motivos concretos, simplesmente os reféns aparecem lá, e você não pode deixar os policias os salvarem. Terceiro, o jogo ainda pode ser comercializado pela internet, comprado e até baixando em sua versão pirata, fazendo com que apenas as lan houses, que precisam ter a versão original venham a seguir essa lei, e como o CS é um dos jogos mais procurados nas lan houses, a sua proibição, provavelmente, vai causar o falência de muitas delas, eu mesmo ia direto jogar, mesmo tendo em casa.

Enfim, daqui a pouco vão proibir a venda de Street Figther, pq promove a violência entre as diversas nacionalidades, ou mesmo os joguinhos do Mario, pq mostram diversas formas de matar uma tartaruga. ¬¬