Segundo fontes da Microsoft, o Windows 7 vai chegar para derrubar de vez vários erros da Microsoft, e isso inclui o Windows Vista. O "Seven" será o SO que o Vista deveria ter sido, ou o que nós esperávamos que ele fosse.
A Microsoft não tem vergonha em assumir que o 7 é capaz de matar o Vista. Na PDC (Professional Developers Conference, evento da Microsoft para desenvolvedores) , o chefe do departamento de performance do Windows, Gabriel Aul, descreveu de forma simples em uma apresentação intitulada "Elevando o Nível:"
* Se uma aplicação ou periférico roda no Vista, deve rodar no Windows 7.
* Se uma máquina roda Windows Vista, deve rodar mais rápido ainda o Windows 7.
* As baterias dos notebooks devem ter maior duração no Windows 7.
* O Windows 7 será mais confiável que o Vista SP1 desde o primeiro dia.
Espero que seja realmente como dizem. Pq além do Vista não rodar algum aplicativos, ele trava quando os mesmos são instalados, exibe a "tela azul da morte" com duração de 1 segundo, reinicia, diz que ocorreu um erro na inicialização do sistema e que tentará arrumar (essa parte foi boa), não arruma, e só volta a funcionar se você ficar apertando F8 (ou F10 se não me engano em algumas MOBOs), selecionar a opção "iniciar com a última configuração válida" ou algo assim e desinstalar o aplicativo.
A prioridade da Microsoft nele é criar um sistema "fashion", com todas aquelas frescuras de barra transparente, janela que fecha com efeito e coisa e tal, deixando você entretido com a linda interface, enquanto o sistema gerencia a memória RAM de modo que ele utilize somente o necessário. Por exemplo, no Vista, não importa quantas janelas estejam abertas, o sistema consome memória como se todas estivessem visíveis e maximizadas, mesmo que você as tenha minimizado ou deixado atrás das outras. No 7 só as janelas visíveis vão utilizar os recursos, então realmente você vai poder utilizar o sistema em um PC com 1GB de RAM, ao contrário do Vista, onde menos de 2GB não dá nem para o começo.
Outra maravilha que se funcionar vai ser muito, mas muito útil é o application crash resiliency (resiliência de travamento de aplicativos), pq o 7 vai ser autodidata (engraçado né). Quando um aplicativo der erro ou travar e isso ocorrer o sistema vai "aprender" a rodar o aplicativo para que isso não aconteça novamente. Ou se por exemplo, você conseguir fazer o aplicativo parar novamente, o Windows vai exibir aquela tela de relatório de erros o Problem Steps Recorder (Gravador Passo-a-Passo de Problemas) onde você poderá analisar o relatório detalhado que ele vai te passar, com um passo-a-passo para que você resolva o erro, e o mais importante, em uma língua parecida com a sua. Além disso, os drivers problemáticos vão rodar em sandboxes, que é um modo protegido de fazê-los funcionar, assim se acontecer algo com eles, nenhum outro drive que estiver funcionando vai dar problema também. Com isso a Microsoft está negociando com os fabricantes de hardwares para que os updates de drivers sejam feitos pelo Windows Update, e não por sites totalmente confusos de terceiros.

Clique na imagem para ampliá-la
Nada disso vai adiantar se o SO for um pacote de 15GB (no mínimo), como o Vista é. Deu pra perceber que o Vista gerencia melhor a bateria dos notebooks do que o XP, e o que dizem é que no "Seven" isso vai ser melhor ainda, graças ao controle de background. O sistema vai desligar a rede ethernet quando esta não estiver sendo utilizada, diminuir mais regularmente a utilização dos processadores, usar menos energia para tocar DVDs de definição padrão e coisa e tal. Mas isso não vai ser feito sem você saber (apesar que vai até ser possível). Ele vai gerar um relatório listando onde o uso está sendo maior, se existem programas utilizando um absurdo de energia, etc, e vai sobrar para você configurar a utilização de energia do modo que achar melhor.
Se tudo o que disseram for verdade. Vou ser um dos primeiros a migrar para essa maravilha.