sexta-feira, 11 de abril de 2008

Voltando...

Hey pessoas, tudo bom?
Agora to com um pouco mais de tempo pra postar. Provas acabaram essa semana, as aulas ainda não voltaram ao normal, os trabalhos também parece que estão dando um sossego, e por ai vai.
Bom, ontem (quarta-feira), fui à uma palestra no SENAC sobre certificação linux e UBUNTU. Não sei se vocês já utilizaram, mas eu particularmente nunca mexi e até ontem não tinha vontade.
Pois bem, depois de 2 horas e meia de palestra, sai de lá convencido que o futuro da humanidade era linux, UBUNTU bem dizendo, ganhei um cd, chaveiro, me interessei pela certificação e tudo mais.
Chegando em casa resolvi rodar o UBUNTU pelo cd mesmo, dando boot por ele. Tudo certinho até ai, funcionou, realmente é bem pratico, vem com bastante coisa, é bonito, etc.
O problema foi na hora de configurar a conexão com a internet. Eu tenho banda larga, speedy, no WINDOWS é super fácil configurar, conexões de rede, nova conexão e pronto, ele pergunto todo o necessário, você responde e sai feliz navengando por ai.
No UBUNTU foi bem diferente. Não encontrei um modo em que eu precise pedir para conecatar para realizar a conexão, acho que deve existir um meio, mas pelo que entendi é um pouco complicado, então a sugestão era "rotear" meu modem DSL (acho que era isso que estava escrito).
Mais uma vez, fui atrás de algo que me ensinasse a fazer isso e acabei encontrando no próprio manual do bixinho a resposta. Precisaria acessar as configurações dele e alterar algumas coisa (já seria mais complicado que no WINDOWS).
Configurei tudinho, e foi dito e feito, conexão pronta, abri vários sites para testar, pareceu realmente rodar rápido, levando em conta que estava direto do cd, nada instalado no PC.
Resolvi então que, da próxima vez que formatasse meu PC iria deixar os dois, Linux (UBUNTU) e WINDOWS. Reiniciei o computador e dei boot normalmente pelo Hard Disk. Na hora de chamar a conexão com o speedy, a conexão não funcionava (o que eu já estava esperando), fiz o procedimento de configuração ao contrário, tentando voltar para o que era antes e para a minha surpresa, não funcionou.
Tudo bem, encontrei uma opção que seria em portugês "reiniciar com a configuração mais limpa", achei que estava salvo e foi nessa mesmo que cliquei. O negócio parou. Só acendia a luz do power e mais nada, como se não tivesse nenhum cabo ligado nele.
Quebrei cabeça até as 2 da matina procurando em manuais e mais manuais algum lugar falando como resetar as configurações. Não era possível que não existisse um modo de voltar a configuração inicial, que era a padrão dele, a que veio, a que funcionava e pronto, nada de mexer em nada.
Resolvi dormir.
No outro dia, hoje, acordei 6 e meia da manhã pois precisaria fazer algumas coisas antes de ir trabalhar e aproveitei para dar mais uma olhada no bendito. Tirei tudo quanto era cabo, procurei alguma chavinha escondida e finalmente, do lado do cabo de força, encontrei um buraquinho, igual a esse dos leitores de CD/DVD que se você enfiar um "clips" ele abre o drive (muito útil quando a merda do drive trava e não abre de jeito nenhum), parecido também com aquele botãozinho de bicinho virtual, que a gente apertava pra RESETAR o coitado.
É. Apertei, funcionou. Caso resolvido.
Nada contra Linuxe principalmente contra o UBUNTU. Porém, imagina aquele cara que nunca mexeu em um computador, ou que mexeu algumas vezes, em lan houses e lugares do tipo. Ele NUNCA, vai conseguir resolver um problema desse.
Não querendo dizer que outra pessoa não teria capacidade para resolver isso. Mas é que envolve conhecimento nessa área. E o cara que compra um computador não quer saber de dor de cabeça com nada. Ele quer tudo pronto, arrumadinho, de um modo simples, que ele entenda, tudo na mão. Nada de ter que ficar chamando técnico toda hora que pintar uma dúvida. O cara quer que a dúvida apareca e o próprio sistema de a chance de ele resolver, do modo mais simples possível.