Com a grande variedade e facilidade, fazer compras em sites da internet, está se tornando cada vez mais comum. A variedade existente é imensa, e os preços estão cada vez mais atrativos. Comprar um produto importado, hoje não é tão difícil.
Sites como MercadoLivre, BuscaPé, Americanas.com, Submarino.... São cada vez mais acessados e utilizados. O negócio é tão sério, que você pode encontrar, desde comida e utensílios baratos até carros, casas e estabelecimentos comerciais.
Porém, o maior problema na hora de se comprar algo pela internet, é a confiança. Como você não tem um contato direto entre comprador e vendedor, fica difícil saber se o negócio é seguro, se você vai receber um produto de qualidade, do jeito que estava no anúncio, ou se o vendedor é um pilantra que vai pegar o seu dinheiro e sumir.
Eu, pessoalmente nunca comprei nada pela internet. Não por não confiar, mas por não ter o que comprar mesmo. Acabo pesquisando bem, e encontrando coisas melhores e preços mais baixos, em algumas lojas aqui da cidade mesmo. Mas, tenho vários amigos que já compraram, e não me lembro de ter ouvido nenhuma reclamação em relação a nada.
Entretanto como nunca é demais tomar cuidado, vou colocar aqui umas dicas do que se deve verificar antes de comprar algo.
1ª - Antes de comprar qualquer coisa, verifique se o fornecedor tem razão social, CNPJ, endereço e outras formas de contato além do e-mail, como um telefone fixo, por exemplo.
2ª - Fique atento à segurança da loja. O primeiro indicativo de que uma loja é confiável é se o seu endereço eletrônico começa com "http", o que indica conexão com algum tipo de criptografia.
3ª - Use o seu computador pessoal para fazer suas compras online. Evite usar computadores públicos.
4ª - Lembre-se: os principais bancos, lojas e instituições em geral não enviam e-mails não-solicitados aos clientes.
5ª - Não forneça sua senha para qualquer pedido de cadastramento.
6ª - Em sites de leilão, consulte as observações e os depoimentos escritos.
Boa compra!
terça-feira, 18 de dezembro de 2007
O que devo observar na hora de comprar algo pela Internet?
Computador sabe se cuidar sozinho??
Bom, desde que você tenha tenha o mínimo de bom senso, sim. Os ataques feitos por hackers ou vírus, são automaticamente combatidos pelo seu PC, isso é claro, se ele tiver uma ferramentar para combater o ataque.
No caso dos vírus, é difícil acontecer de você pegar um, enquanto o computador estiver se cuidando sozinho, porque eles exigem que você clique em algumas coisas, abra janelas, e baixe arquivos, o que não vai ser possível se não tiver uma pessoa no comando do computador para efetuar tal ação, só se, por uma obra do além, o computador criar vida própria, acessar alguma página e baixar um arquivo de procedência suspeita.
O computador sabe sim cuidar do seu próprio nariz, se já não estiver com algum vírus, e tiver um firewall BOM ligado, não existe motivo para se ter medo. Por exemplo, o windows XP SP2 já vem com o firewall ligado. O problema, é que como as vezes aparecem brechas no sistema da microsoft, este não pode ser considerado um firewall de total confiança.
Um firewall que está recebendo uma boa crítica, é o Comodo Firewall. Além de ser gratuito (link no fim do post), ele é estremamente, rigoroso, tanto que ele exige uma autorização manual do usuário, toda vez que um novo programa é aberto (só a primeira vez).
Eu utilizo o firewall do norton mesmo, e nunca tive problema nenhum com ele, o único problema é que as vezes ele implica com um ou outro programinha ou jogo, e é preciso desativá-lo para usar o aplicativo.
Link para baixar o Comodo Firewall
Bom, Valeu!!
Deixar PC ligado diminui vida útil dos aparelhos!!
É, deixar o computador ligado muito tempo, certamente diminui a vida útil de suas peças. Afinal, ele é um eletrônico normal, quanto mais é utilizado, menor a durabilidade de suas partes.
Como comentei no post anterior, eu adoro deixar o PC ligado a noite inteira. Por exemplo, essa noite ele ficou, baixei Clube da Luta que eu não havia visto ainda e um filme novo do johnny knoxville. Porém, com uma diferença, eu ainda não tinha testado uma opção do programa que eu uso para baixar TORRENTS (BitComet 0.91), que é justamente a de desligar o computador, assim que os downloads terminarem. Funcionou tudo normal, nada de pânico, desligou perfeitamente, deste modo, hoje de manhã quando acordei, só tive de desligar o estabilizador.
O único detalhe é que, se você não desabilitar essa opção quando for baixar novamente, assim que o download terminar, ele vai desligar o PC na sua cara. Por isso, foi a primeira coisa que fiz, bem de manhãzinha.
Achei também, um outro programinha (não lembro o nome), que permite agendar um horário para começar a baixar algo e também um horário para parar de baixar, independente se o download foi concluído ou não.
A reportagem que vi ontem sobre os computadores ficarem o tempo todo ligado, fala um pouco mais claramente sobre esse assunto, por isso vou copiá-la aqui, escrevendo é claro, pois ela está em papel.
PC não deve ficar ligado o tempo todo
Na casa do século 21, o computador pessoal é o amigo de todas as horas: ele serve para ouvir músicas, ver filmes e programas da TV, baixar arquivos de todos os tipos, fazer e receber ligações telefônicas... Isso sem falar nos usos mais tradicionais, como escrever textos, navegar na WEB, bater papo via MSN e o que mais a imaginação mandar. O computador é o centro da nossa vida digital. Por isso, as pessoas estão deixando o PC ligado cada vez por mais tempo - em alguns casos, ele permanece conectado à web até quando o dono não está por perto (ou está dormindo). Tem gente que simplesmente não desliga a máquina. Nunca.
As principais justificativas para esse ato seriam: downloads, downloads e mais downloads. Sempre se tem algo para baixar. Isso ocorre porque os downloads estão cada vez mais variados - e maiores. Atigamente, as pessoas só baixavam, no máximo, um programa ou outro. Aí veio a mania de fazer download de MP3.
Hoje, a moda é baixar filmes e temporadas completas de séries da TV - em pacotes que chegam a ter mais de 7GB, ou seja, demoram várias horas, ou dias, dependendo da conexão utilizada.
Mas será que isso não acaba detonando o computador? Como qualquer aparelho, ele tem uma vida útil finita. Por isso, o ideal é só deixá-lo ligado quando realmente houver necessidade. Mas PCs modernos estão preparados para o uso mais intenso, e agüentam ficar alguns dias consecutivos ligados o tempo todo. Desde que, é claro, você não exagere.
Fiz algumas alterações no texto, então ele não ficou muito parecido com o original que se limitava a dizer apenas, que não seria bom deixar o PC ligado.
Utilizando o PC de modo correto, peças confiáveis, uma boa ventilação, e mantendo o mínimo de limpeza, é só não exagerar na dose.
