terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Deixar PC ligado diminui vida útil dos aparelhos!!

É, deixar o computador ligado muito tempo, certamente diminui a vida útil de suas peças. Afinal, ele é um eletrônico normal, quanto mais é utilizado, menor a durabilidade de suas partes.
Como comentei no post anterior, eu adoro deixar o PC ligado a noite inteira. Por exemplo, essa noite ele ficou, baixei Clube da Luta que eu não havia visto ainda e um filme novo do johnny knoxville. Porém, com uma diferença, eu ainda não tinha testado uma opção do programa que eu uso para baixar TORRENTS (BitComet 0.91), que é justamente a de desligar o computador, assim que os downloads terminarem. Funcionou tudo normal, nada de pânico, desligou perfeitamente, deste modo, hoje de manhã quando acordei, só tive de desligar o estabilizador.
O único detalhe é que, se você não desabilitar essa opção quando for baixar novamente, assim que o download terminar, ele vai desligar o PC na sua cara. Por isso, foi a primeira coisa que fiz, bem de manhãzinha.
Achei também, um outro programinha (não lembro o nome), que permite agendar um horário para começar a baixar algo e também um horário para parar de baixar, independente se o download foi concluído ou não.
A reportagem que vi ontem sobre os computadores ficarem o tempo todo ligado, fala um pouco mais claramente sobre esse assunto, por isso vou copiá-la aqui, escrevendo é claro, pois ela está em papel.

PC não deve ficar ligado o tempo todo

Na casa do século 21, o computador pessoal é o amigo de todas as horas: ele serve para ouvir músicas, ver filmes e programas da TV, baixar arquivos de todos os tipos, fazer e receber ligações telefônicas... Isso sem falar nos usos mais tradicionais, como escrever textos, navegar na WEB, bater papo via MSN e o que mais a imaginação mandar. O computador é o centro da nossa vida digital. Por isso, as pessoas estão deixando o PC ligado cada vez por mais tempo - em alguns casos, ele permanece conectado à web até quando o dono não está por perto (ou está dormindo). Tem gente que simplesmente não desliga a máquina. Nunca.
As principais justificativas para esse ato seriam: downloads, downloads e mais downloads. Sempre se tem algo para baixar. Isso ocorre porque os downloads estão cada vez mais variados - e maiores. Atigamente, as pessoas só baixavam, no máximo, um programa ou outro. Aí veio a mania de fazer download de MP3.
Hoje, a moda é baixar filmes e temporadas completas de séries da TV - em pacotes que chegam a ter mais de 7GB, ou seja, demoram várias horas, ou dias, dependendo da conexão utilizada.
Mas será que isso não acaba detonando o computador? Como qualquer aparelho, ele tem uma vida útil finita. Por isso, o ideal é só deixá-lo ligado quando realmente houver necessidade. Mas PCs modernos estão preparados para o uso mais intenso, e agüentam ficar alguns dias consecutivos ligados o tempo todo. Desde que, é claro, você não exagere.

Fiz algumas alterações no texto, então ele não ficou muito parecido com o original que se limitava a dizer apenas, que não seria bom deixar o PC ligado.
Utilizando o PC de modo correto, peças confiáveis, uma boa ventilação, e mantendo o mínimo de limpeza, é só não exagerar na dose.

Nenhum comentário: