segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Café!!

Eu sou um viciado em café assumido. Todo santo dia de manhã quando chego no trabalho, tomo um copo de café bem quentinho. Como se não bastasse, até a hora do almoço eu tomo mais uns 3 ou 4. A tarde normalmente eu não tomo nada, simplesmente pq o café do trabalho vamos dizer que "não é muito agradável". Eu tomo café com açúcar normalmente, mas a minha paixão é aquele café puro, com muita cafeína, não aqueles com gosto de água, que você sente que está tomando água junto, aqueles com café mesmo, que você sente o gosto amargo que amarra a boca e desce bem quentinho, dando aquele animo temporário.
Eu fiz 1 ano de cursinho, e todo dia de manhã eu chegava igual à um zumbi na aula. O único jeito de me manter acordado era tomando um café no barzinho pra cima do cursinho. Aquilo sim era café. Eu nunca fui fã de café de máquina, mas aquele era no ponto, a mulher que servia sempre comentava que eu era o único que tomava café daquele jeito.
Todo dia de manhã era de lei a subidinha pro café. Eu e um colega revezávamos o pagamento pra de certo modo "forçar" o outro a tomar no dia seguinte.
No trabalho antes era pra acordar, agora é por puro vicio. Pego um copão e vou pra minha mesa. Anima sim, dá uma boa acordada. Dizem que comer uma maçã acorda mais que tomar café. Bem. Se você gostar de comer maçã...Eu não troco por nada o café matinal.
Dizem também que faz mal, da gastrite, dá não sei o que lá. Mas tem tanta gente que tem gastrite e outras coisas fazendo tudo direitinho. Chega a ser uma maldade me privar disso. É igual dividir o final do lanche, a pior coisa do mundo, o fim sempre é o melhor, parece que tem um gostinho à mais, um não sei o que de dar água na boca.

Eu falei tudo isso, pq hoje no trabalho de manhã começou uma discussão bem-humorada, sobre uma misteriosa falta de café. Eu cheguei mais cedo pq precisava sair mais cedo também, liguei meu computador, fui ver se o café já havia chego (pq passa uma mulher todo dia levando as garrafas nas devidas sessões) e nada da garrafa. Passados uns 30 minutos me aparece a mulher com a garrafa. Foi só ela sair da salinha do café, eu já fui correndo pegar meu copinho. Como sempre, peguei uma bela quantia e sai todo feliz pra minha mesa com o café quentinho.
Uma mulher que também já havia chego, foi lá e pegou o seu copo.
Passados outros 30 minutos, começaram a chegar os outros funcionários. Eu já havia tomado meu copo e ninguém suspeitava que disso. Derrepente, meu telefone tocou e eu sai ver um computador com um certo problema de naquela peça que se localiza sentada na cadeira, frente do monitor, "meu computador não entra na internet", "claro, o cabo de rede tá desconectado", mas, tudo bem, acontece.
Quando eu voltei, simplesmente, havia uma rodinha de pessoas, discutindo que o café havia acabado, e que ninguém tinha tomado nada. Eu, fiquei quetinho na minha, como se não tivesse tomado também, e a discussão continuou, "mas sera que alguém pelo menos trouxe café hoje, ou a garrafa está ai desde sexta-feira?", "não, tinha café, eu tomei" disse a mulher que estava comigo no começo do expediente. Depois de averiguar o ocorrido, descobriram que realmente a mulher que fazia café tinha diminuído a quantidade, não se sabe pq, e realmente o café já havia acabado por esse motivo.
O engraçado é que como eu não me manisfeitei, todo mundo achou que a mulher havia tomado todo o café sozinha, e foi alvo de várias piadinhas, coitada, ficou vermelha, e como mulher quase não fala (é brincadeira), ficou a manhã toda resmungando.
Depois de umas 2 horas, a nova garrafa de café chegou, mas, até lá, eu já havia tomado café 2 vezes na máquina de café do corredor.
Não é tão ingraçado, mas, discutir por causa de café?, parecia uma reunião importante, sobre um assunto importante, mas era simplesmente sobre uma garrafa de café.
É, o cafézinho matinal é essencial.

E agora, só pra completar, vou falar um pouco sobre a história do café, como tudo começou...

História

O café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. É servido tradicionalmente quente, mas também pode ser consumido gelado. O café é um estimulante, por possuir cafeína – geralmente 80 a 140 miligramas para cada 207 ml dependendo do método de preparação.

Em alguns períodos da década de 1980, o café era a segunda commodity mais negociada no mundo por valor monetário, atrás apenas do petróleo. Este dado estatístico ainda é amplamente citado, mas tem sido impreciso por cerca de duas décadas, devido a queda do preço do café durante a crise do produto na década de 1990, reduzindo o valor total de suas exportações. Em 2003, o café foi o sétimo produto agrícola de exportação mais importante em termos de valor, atrás de culturas como trigo, milho e soja.

A história do café começou no século IX. Originário das terras altas da Etiópia (possivelmente com culturas no Sudão e Quênia) e difundido para o mundo através do Egito e da Europa. Mas ao contrário do que se acredita, a palavra "café" não é originária de Kaffa - local de origem da planta -, e sim da palavra árabe "qahwa", que significa "vinho da Arábia", devio a importância que a planta passou a ter para a Arábia.[carece de fontes?]

Uma lenda conta que um pastor chamado Kaldi observou que suas cabras ficavam mais espertas ao comer as folhas e frutos do cafeeiro. Ele experimentou os frutos e sentiu maior vivacidade. Um monge da região, informado sobre o fato, começou a utilizar uma infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava.

O conhecimento dos efeitos da bebida disseminou-se e no século XVI o café era utilizado no oriente, sendo torrado pela primeira vez na Pérsia.

Na Arábia, a infusão do café recebeu o nome de Kahwah ou Cahue (ou ainda Qah'wa, do original em árabe قهوة). Enquanto na língua turco otomana era conhecido como Kahve, cujo significado original era vinho. A classificação Coffea arabica foi dada pelo naturalista Lineu.

O café no entanto teve inimigos mesmo entre os árabes, que consideravam suas propriedades contrárias às leis do profeta Mohammad. No entanto logo o café venceu essas resistências e até os doutores maometanos aderiram à bebida para favorecer a digestão, alegrar o espírito e afastar o sono, segundo os escritores da época.

O Café e a Saúde

A maioria das pessoas que consomem café diariamente desconhece as substâncias saudáveis e os seus efeitos terapêuticos:

- O consumo moderado de café (de três a quatro xícaras por dia) exerce efeito de prevenção de problemas tão diversos como o mal de Parkinson, a depressão, o diabetes, os cálculos biliares, o câncer de cólon e o consumo de drogas como o álcool. Além disso melhora a atenção e, conseqüentemente, o desempenho escolar.
- O café contém vitamina B, lipídios, aminoácidos, açúcares e uma grande variedade de minerais, como potássio e cálcio, além da cafeína.
- O café tem propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres e melhorando o desempenho na prática de esportes.
- Doenças como infarto, malformação fetal, câncer de mama, aborto, úlcera gástrica ou qualquer outro tipo de câncer não estão associadas ao consumo moderado de cafeína.
- Melhora a taxa de oxigenação do sangue.

A cafeína chega às células do corpo em menos de 20 minutos após a ingestão do café. No cérebro, a cafeína aumenta a influência do neurotransmissor dopamina.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: