Quando eu começei a me interessar por informática, cagadas do tipo, formatar o pc e esquecer do backup eram comuns, era só baixar as coisas novamente e estava tudo certo. Mas, as coisas profissionalmente falando, não são bem assim. Imagine que você pega um PC pra formatar, promete serviço completo, e faz, deixa o computador lisinho lisinho, praticamente novo, e na hora de devolver o cliente reclama que você não salvou os arquivos antigos dele. Concorda comigo que todo o trabalho de formatar o bendito do computador, perde o valor depois de tomar uma cagada desse tipo?.
O problema é que a coisa é tão fácil, que você pode simplesmente se esquecer de fazer, ou esquecer de salvar pedaços, o que acontecia muito comigo antigamente, a pessoa me falava quais eram os arquivos que ela queria, e eu esquecia quais eram na hora, por isso, ANOTE!!!, SEMPRE!!!. Dito isso, vamos ao que interessa.
Existem vários modos de se fazer um backup, o mais simples seria salvar os arquivos em uma mídia regravável (CD-RW ou DVD-RW) ou em uma unidade removível, por exemplo, um Pen Drive. O problema é que dependendo do tamanho do backup, os arquivos podem não caber em apenas uma mídia ou unidade removível, só se você tiver uma HD externa, e esta por sua vez tiver espaço suficiente (to falando isso pq nunca se sabe o tamanho do backup). O outro modo é um pouco mais complicado, e exige que você abra o gabinete do PC. No caso, você deveria pegar um outro HD, tirar o JUMPER para não haver conflito entre os HDs, instalar os dois em uma máquina só, entrar no sistema operacional, e passar os arquivos de um HD para o outro pelo Meu Computador mesmo, através do famoso crtl+c - ctrl+v. Depois é só desligar o computador, retirar o HD, voltar o JUMPER ao seu lugar de origem, instalá-lo no gabinete do usuário (pois se você fizer isso em um computador diferente, pode ser que o sistema operacional configure os drivers deste no HD, e quando você voltá-lo para o gabinete certo, o HD não vai reconhecer os drivers, e desse modo não vai funcionar, ou até vai, mas você terá que instalar vários drivers novamente, pois os que estão nele são os do outro computador) e formatar (o HD com os arquivos antigos, não o com o backup, é claro). Após a formatação, você terá que instalar os dois HDs juntos novamente, para poder passar o backup para o HD formatado, lembrando de retirar o JUMPER para que não haja conflito (esse é o modo mais trabalhoso). Uma outra opção seria particionar o HD original, criando uma unidade de backup, ficando assim o HD com duas partições, uma original (que será formatada) e a nova (onde vai ficar o backup dos arquivos), depois é só iniciar o sistema operacional e jogar os arquivos da unidade antiga para a nova. Existem alguns programinhas que fazem isso como o Partition Magic, mas pelo menos com este, eu não me dou muito bem, por isso, se você quiser algum programa para criar partições, faça uma busca cuidadosa, de modo que não se arrependa depois.
Você pode também configurar uma pequena rede doméstica, e transferir os arquivos desejados de um computador para o outro. Depois é só você formatar o PC desejado, e voltar os arquivos.
Esses, provavelmente são os únicos modos de se fazer um backup, qual utilizar depende de bom senso.
Boa noite!
sexta-feira, 7 de dezembro de 2007
Cadê meus arquivos? - Backup
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário