Plena terca-feira, meu pé ta meio roxo e duendo. Vou precisar ir amanhã ao médico ver se não é algo grave.
Bom, eu vou falar um pouco sobre memórias RAM, tentar explicar o pouco que sei sobre esse assunto.
Se você quiser instalar um novo pente de memória, a primeira coisa a verificar, é qual tipo de memória sua motherboard suporta. Por exemplo, a minha MB (motherboard), por ter +/- uns 4 anos, suporta memórias DDR 333/266 SDRAM. Só que, pelo padrão DDR ser um padrão ultrapassado (hoje já temos DDR3), uma memória desse tipo, custa mais caro que uma DDR2, que é mais rápida.
Outro fator que se deve observar, é a compatibilidade entre memórias. Por exemplo, não adianta você instalar uma memória DDR e uma DDR3 que o computador não vai funcionar com elas, provavelmente, uma das duas nem vai encaixar na MB.
Tudo isso deve vir especificado no manual da MB ou então no site do fabricante. Na dúvida, compre memórias iguais, pq ai não tem erro, é claro.
Antes de fazer uma expansão, verifique também quanto de memória sua MB suporta, afinal, não adianta colocar dois pentes de 4GB formando 8GB, se sua placa suporta apenas 4GB.
Velocidade, colocar um pente de memória DDR2 SDRAM com velocidade de 800MHz, em uma placa que aceita apenas 400MHz, não vai funcionar.
Deve se tomar um tremendo cuidado ao manusear pentes de memória e instalá-los. O mau contato pode acontecer tanto nas memórias como em seus soquetes. O mal manuseamente pode gerar o acúmulo de gorduras nos contatos da memória ou a oxidação deles. Esse problema pode ser facilmente resolvido, passando uma borracha (de escola mesmo), em ambos os lados da memória. Depois é só limpar os resíduos deixados pela borracha na memória com um pano seco, evitando esfregar exageradamente. O mau contato nos soquetes, pode ser resolvido aspirando a poeira com um micro-aspirador de pó, e aplicando spray limpador de contatos eletrônicos.
Muitas pessoas acham que trocar a memória, é resolver o problema de lentidão do PC. O aumento de memória se torna necessário, quando os programas utilizados pelo usuário, exigem que se acesse uma quantidade maior de memória do que a existente no PC, o que faz com que o computador utilize a memória virtual para suprir essa necessidade.
Esse problema é facilmente detectado, observando se o LED de acesso ao disco rígido (luz que indica o acesso de arquivos no HD)fica muito tempo aceso, quando na verdade não deveria estar fazendo tantos acessos.
O problema de lentidão, pode estar ocorrendo pelo mau hábito do usuário de manter muitos programas abertos. A memória do computador não é infinita, e quando não estamos usando um programa, podemos encerrá-lo para liberar memória. Se realmente é necessário manter todos esses programas abertos, então é preciso fazer uma expansão de memória.
Bom, espero não ter me inrrolado e falado alguma coisa errada, e também ter esclarecido algumas coisas sobre memórias RAM.
Boa noite!
terça-feira, 11 de dezembro de 2007
Memórias RAM - leitura e escrita
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário