Falaeee filhos e filhas do meu brasil baronil. Após vários dias sem um post, estou eu aqui de volta. Acabei indo pra praia esses dias, tomar um solzinho, água de côco, camarão, ondas e tudo de bom que se pode encontrar em uma praia.
Pois bem. Agora que voltei, começei a fazer a nova edição do boletim de informática do meu trabalho e já encontrei algo interessante para compartilhar aqui também.
Quem nunca ficou em dúvida na hora de comprar uma impressora? qual você deve levar? laser? jato de tinta? o que você deve observar na hora de comprar a dita cuja?
Vasculhando pela internet, encontrei um site com vários guias que procuram ajudar na hora da grande escolha. Não só de impressoras, mas de scanners, computadores, antivírus, monitores e muitas outras coisas não relacionadas à informática(vou postar o site no fim desse post, e na parte de "Links", localizada no lado direito do Blog).
Como eu disse, ai vão as dicas.
Noções básicas
Se você tem dificuldade na hora de escolher entre papel e plástico, ou normal e descafeinado, então você certamente ficará desnorteado na hora de escolher sua impressora. O que pode parecer uma compra direta na verdade requer a tomada de várias decisões, entre elas aquela relacionada com o menor preço.
As impressoras estão disponíveis em dois tipos básicos, que são laser e jato de tinta. As impressoras a laser são divididas em monocromáticas e coloridas, enquanto as impressoras jato de tinta estão disponíveis nos modelos padrão e modelos dedicados a fotos (qualquer impressora jato de tinta pode imprimir fotos, mas as jato de tinta fotográficas produzem impressões de qualidade bem maior).
Também estão disponíveis no mercado as impressoras multifuncionais (MFPs) tanto nos modelos a laser quanto jato de tinta.
Seu orçamento definirá a escolha entre uma impressora a laser ou jato de tinta, mas analise também as suas exigências de impressão. Se você planeja principalmente imprimir documentos com ou sem gráficos (fotos em tons de cinza, preto e branco, gráficos etc.), então uma impressora a laser é a escolha certa. As impressoras a laser são capazes de imprimir texto e desenhos em preto e branco com qualidade muito maior que as impressoras jato de tinta e normalmente são boas na produção de imagens em escala de cinza, inclusive fotos. As impressoras a laser também são mais rápidas que as jato de tinta e oferecem os menores custos de impressão por página.
Se você precisar imprimir documentos coloridos (exceto fotos) e a qualidade da impressão for mais importante que o custo inicial, considere uma impressora a laser colorida. As impressoras a laser coloridas não são tão boas na impressão de fotos como as jato de tinta, mas são muito melhores com texto e gráficos. Também oferecem velocidades de impressão maiores, que podem ser uma consideração se você tem um grande volume de impressões a fazer, se vier a compartilhar a impressora com outros na mesma rede, ou se necessitar de trabalhos urgentes, com uma impressão mais rápida.
Se você quer imprimir fotos coloridas e velocidades de impressão e qualidade de produção de textos não estão nas principais prioridades, então uma impressora jato de tinta ou jato de tinta fotográfica é a melhor opção. Algumas impressoras jato de tinta têm um preço tão baixo que você pode achar que seu orçamento pode gerenciar tanto uma impressora a laser quanto uma impressora jato de tinta.
Você pode ficar surpreso ao descobrir que uma impressora a laser colorida não está totalmente fora de questão, particularmente se você tem uma empresa doméstica ou pequena empresa. Como a maioria dos produtos que estão no mercado há algum tempo, as impressoras a laser coloridas tiveram considerável queda no preço. Poucos anos atrás, as impressoras a laser coloridas saíram do alcance para compras no varejo, exceto profissionais gráficos e empresas com grande poder econômico. Atualmente, as impressoras a laser ainda estão um pouco caras, mas se você imprime documentos coloridos regularmente, pode valer a pena dar uma olhada nelas. Os preços começam na casa dos R$ 2.00,00, e algumas impressoras a laser estão disponíveis por R$ 800,00 ou menos. As impressoras a laser coloridas ainda podem se equiparar às impressoras a jato de tinta quanto à qualidade fotográfica, mas estão em constante aprimoramento. Contudo, certifique-se de verificar o custo de materiais de consumo em seu orçamento antes de tomar uma decisão final. Assim como as impressoras a jato de tinta, o custo de um conjunto de cartuchos de toner para uma impressora a laser pode custar tanto quanto a própria impressora.
Como comprar
Antes de chegar às lojas, decida se quer uma impressora jato de tinta ou a laser. Caso contrário, você poderá ser uma presa fácil devido ao preço baixo das impressoras de jato de tinta. Os itens a considerar são os recursos de rede, velocidade de impressão, qualidade de impressão, capacidade de papel, tamanho e peso.
Se sua impressora for compartilhada através de uma rede doméstica ou comercial, certifique-se de que ela tem suporte a uma conexão com ou sem fio. Algumas impressoras são prontas para uso em rede, enquanto algumas estão disponíveis nas versões independente para serem ou não compartilhadas em rede. Outras podem dar suporte a um complemento de rede, mas isso pode ser uma opção cara. Uma impressora que inclui suporte de rede pode custar mais inicialmente, mas pode ser uma economia a longo prazo, possibilitando o compartilhamento com outros membros da família em uma rede doméstica ou colegas em uma rede de escritório.
Compare a velocidade de saída que os fabricantes alegam. As especificações para as velocidades de saída de uma impressora são muito parecidas com os índices de quilometragem por litro de gasolina dos carros: são baseados em condições ideais. Embora seja possível que a impressora atinja sua marca em algum ponto durante os processos de fabricação e teste, é improvável que a atinja novamente. Ainda, embora você não veja nada perto da velocidade nominal de uma impressora em particular, as especificações são úteis como comparação entre todos os modelos. Uma impressora cujo índice é de até 20 páginas por minuto (ppm) para monocromático quase certamente será mais rápida que uma impressora com índice de até 12 ppm, mesmo se ambas nunca cheguem a alcançar essas velocidades.
A resolução de impressão é outro item a ser discutido. As impressoras jato de tinta fornecem resoluções que geralmente estão abaixo dos limites se comparadas às de impressoras a laser, mas devido à diferença na tecnologia, o texto ou gráfico em preto e branco impresso em uma impressora jato de tinta nunca chegará perto da qualidade do texto ou gráfico em preto e branco impresso em uma impressora a laser. A maioria das impressoras a laser são capazes de imprimir a 600 x 600 ppp (pontos por polegada) ou 1.200 x 1.200 ppp. Contudo, seja cuidadoso com impressoras que oferecem resolução efetiva de 1.200 x 1.200 ppp, pois essas impressoras normalmente utilizam alguma forma de tecnologia de aprimoramento de imagens para alcançar suas especificações e a qualidade da saída poderá não ser tão boa quanto uma impressora que gera uma resolução real de 1.200 x 1.200 ppp.
O custo de materiais de consumo (toner nas impressoras a laser ou cartuchos de tinta nas impressoras a jato de tinta) podem ser um fator importante ao decidir pela compra de uma impressora. Os custos de impressão por página para quase todas as impressoras a laser monocromáticas é muito menor que para uma impressora a jato de tinta, mas os custos de impressão por página variam entre impressoras. Meio por cento por página pode não parecer muita diferença, mas pode fazer grande diferença para impressões em grande volume/quantidade. Verifique a produção nominal de um cartucho de toner em relação a seu preço para determinar os custos de impressão por página.
A capacidade de papel pode ser um outro fator importante. Muitas impressoras a laser vêm com uma bandeja de alimentação de papel de 250 folhas, o que parece ideal até o momento de reabastecê-la. Se você faz muitas impressões por dia, não há nada mais perturbador que parar freqüentemente para reabastecer a bandeja de papel. Se você compartilha a impressora ou faz muitos trabalhos de impressão em grandes quantidades, procure uma impressora a laser que possua uma bandeja de papel para maior quantidade (como uma bandeja de 500 folhas ou duas bandejas de 250 folhas) ou uma que no mínimo permita expandir a capacidade de papel posteriormente.
A maioria das impressoras a laser podem lidar com uma ampla variedade de formatos de papel, incluindo carta, ofício, cartão, etiquetas, envelopes e transparências. Algumas impressoras a laser oferecem um caminho direto para o papel de impressão de envelopes e outros formatos de papel mais pesados sem danificar a característica do papel. Se você for imprimir ocasionalmente envelopes ou outro formato não-padrão, procure por uma impressora que ofereça um alimentador multiuso para múltiplas folhas, em vez de uma que requeira alimentar manualmente um envelope ou folha de formatos especiais por vez.
A capacidade da memória pode ser um fator importante, particularmente se você imprimir documentos com muitos gráficos. As impressoras a laser vêm com memória suficiente para lidar com múltiplos trabalhos de impressão, mas se você imprimir documentos grandes ou com vários gráficos, a memória adicional pode liberar seu computador mais rapidamente. Mesmo se você não puder arcar com a adição de memória agora, procure uma impressora que ofereça uma opção de memória expansível.
Se você estiver comprando diretamente em uma loja, beneficie-se de qualquer oportunidade de imprimir uma página de teste em uma impressora e então compare com a saída de vários outros modelos em potencial.
O site é o HowStuffWorks.
Muito obrigado pela atenção!
quarta-feira, 16 de janeiro de 2008
Whatahell na hora de comprar uma impressora?
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário