quarta-feira, 30 de abril de 2008

Meus pedidos foram atendidos

Foi só eu criar um post falando sobre isso que aconteceu.
A Microsoft realmente está pensando em continuar com o Windows XP, devido a milhões de pedidos feitos por usuários. Em e-mails, abaixo assinados, e muitas outras formas de comunicação, a galera reivindicou que só querem que o XP "saia de linha" quando Microsoft lançar um SO a altura, nada de Vista dando merda pra tudo quanto é lado.
Segundo a matéria que vi, o sistema continua sendo vendido para os fabricantes de PCs de custo ultra-baixo, que poderão vendê-lo pré-instalado.

O post foi só pra comentar antes que eu me esqueca.

Até logo!

Feriado bom

Hey rapaziada, feriado amanhã, sexta-feira trabalho, mas só no período da tarde, maravilha, maravilha.
Andei dando uma olhada em alguns artigos que ensinam a configurar a rede em computadores com UBUNTU e acho que o que preciso alterar em casa é algo bem simples. Pelo que eu observei, a rede no meu PC com UBUNTU já está praticamente configurada, preciso apenas alterar algumas configuração no PC com Windows e pronto. Pretendo aproveitar o feriado e ver se arrumo tempo pra isso.
Mudando de assunto, aproveitei esses dias em que o trabalho da tarde está dando um pouco mais de folga para ler alguns livros (já estou no terceiro). Peguei o Dan Brown pra Cristo dessa vez. Li "Anjos e demônios", "Fortaleza Digital" e estou no meio do "Ponto de Impacto". Os dois que li me levaram ao terceiro. Não são uma sequência, não levando em conta o fato de ROBERT LANGDON que é o principal de "Código da Vinci" também fazer parte de "Anjos e Dêmonios", mas as histórias são diferentes, nada impede você de ler um ou outro, o entendimento vai ser o mesmo, pra falar a verdade, acho que um nem cita o outro.
Bom, o fato é que tive muito tempo mesmo para ler e fiquei satisfeito com os dois livros, os quais recomendo.
"Anjos e Demônios" tem um cunho religioso, já "Fortaleza digital" está mais para segurança nacional. O terceiro "Ponto de Impacto" é meio político, assim podemos dizer, pelo menos é a impressão que deu até agora. Também deixo claro que todos envolvem história e muitas áreas da ciência.
Assim que der estarei postando os três na parte de livros do BLOG (canto direito). Até mais!

terça-feira, 29 de abril de 2008

Dicas UBUNTU

Fala moçada...!!!
Instalei o UBUNTU 8.04 aqui em casa. Adorei a opção de instalação no próprio WINDOWS que ele oferece. Você pode instalá-lo dentro do windows, como um programa qualquer e pode desinstalá-lo simplesmente pelo adicionar/remover programas. No meu caso, para instalar dois sistemas em conjunto, eu precisaria formatar o HD, criar duas partições, instalar o windows em uma e depois instalar o UBUNTU na outra, o que daria um trabalhão, levando em conta que eu teria que salvar meus arquivos, e depois instalar tudo novamente, anti-vírus, pacote office, jogos, entre outros aplicativos.
Essa versão nova está realmente de parabéns. O galho que tive tentando configurar a conexão speedy na versão 7.04 não ocorreu nessa, foi tudo certinho, tanto que estou usando agora. Consegui arrumar todos os drivers, fiz rodar os "extras" da versão que são as frescurinhas de tela, o "aero" do VISTA, quando você clica e arrasta uma tela ela fica tremendo igual geléia, e outras coisa.
O único galho ainda é configurar a rede nele e liberar a conexão daqui pro meu outro PC. Estive dando uma olhada em alguns artigos e pude perceber que não deve ser muito fácil fazer isso (comparando com o XP), mas não é impossível também.
Bom, aproveitando, encontrei algumas dicas pra quem utiliza UBUNTU e resolvi postá-las aqui.

Dicas para agilizar e aumentar os recursos do Ubuntu


O Ubuntu vem ganhando espaço como uma distribuição Linux pronta para desktops, seja de micreiros experientes ou de neófitos. Com recursos como atualização automática (que lembra o Windows Update), instalação rápida de aplicativos e configuração fácil, o Ubuntu é uma distribuição perfeita para quem quer usar o Linux dispensando horas de configuração. Mas quem quer um sistema mais azeitado pode utilizar alguns programas e dicas para deixar o Ubuntu pronto para qualquer uso e, claro, mais rápido. Confira a seguir dez truques para incrementar o sistema. Todos eles foram testados no Ubuntu 7.04 (Feisty).

Mais multimídia


Uma das providências iniciais é adicionar repositórios novos de programas. Primeiro, acesse o menu Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic. Depois, entre em Configurações > Repositórios. Na aba Programas do Ubuntu, marque todos os itens, exceto por Código Fonte. Depois, tecle o comando wget -q http://packages.medibuntu.org/medibuntu-key.gpg -O- | sudo apt-key add -. A seguir, tecle sudo wget http://medibuntu.sos-sts.com/sources.list.d/feisty.list -O /etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list.


Codecs em ordem


Para quem assiste a filmes no computador, é uma boa instalar um pacote de codecs básicos para os principais tipos de vídeo e áudio. O repositório Medibuntu tem um pacote que cobre o necessário para os vídeos mais comuns na internet, com suporte a DivX, XviD e muitos outros formatos, além de som em MP3 e AC3. Trata-se do pacote W32codecs. Para instalá-lo, abra um terminal e tecle sudo aptitude install w32codecs. Espere o final do download e da instalação e pronto. O PC está preparado para os vídeos.


Carga antecipada


Um recurso presente em alguns sistemas operacionais (como os Windows XP e Vista) é o carregamento prévio de bibliotecas e partes de programas para agilizar o início posterior de aplicativos. É possível usar a mesma técnica no Ubuntu com o programa Preload. Para instalá-lo, acesse Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic. Clique em Procurar e tecle preload. Clique no item do Preload com o botão direito do mouse e escolha Marcar para Instalação. Pressione o botão Aplicar e depois Aplicar novamente.


Ubuntu modificado


Para quem vai reinstalar ou costuma colocar o Ubuntu em várias máquinas, o Reconstructor (www.info.abril.com.br/download/4887.shtml) é uma boa opção. Ele cria um novo CD de instalação do Ubuntu, com configuração personalizada. É possível, por exemplo, remover ou adicionar aplicativos específicos. O Reconstructor permite até a mudança do visual do desktop, o que pode ser interessante para padronizar os sistemas operacionais de uma rede. O programa roda dentro do próprio Ubuntu.


Swap mais rápido


Para quem tem boa quantidade de memória (512 MB ou mais), é possível ajustar as configurações de cache do Ubuntu para que ele use mais a RAM e menos o disco rígido. Para isso, abra uma janela de terminal e tecle o comando sudo gedit/etc/sysctl.conf. Localize o texto vm.swappiness=60M e modifique o valor para 10. Caso não exista esse texto, simplesmente tecle uma nova linha contendo vm.swappiness=10. Clique em Salvar e reinicie o computador.


Carga em paralelo


Durante a inicialização do sistema, a carga dos aplicativos é feita de forma seqüencial. Com um ajuste, é possível ganhar alguns segundos fazendo com que vários aplicativos sejam carregados em paralelo. Para isso, tecle o comando sudo gedit/etc/init.d/rc. Localize o texto CONCURRENCY = none, e troque o none por shell. Verifique se não há erros na digitação, pois um problema nesse arquivo pode impedir o início normal do sistema. Salve tudo e reinicie o micro.


Menus práticos


O Nautilus, gerenciador de arquivos do Ubuntu, pode ganhar menus para operações comuns, o que ajuda a ganhar tempo na operação do sistema. Há três pacotes para esse fim. Para instalá-los, acesse o menu Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic. Pressione o botão Procurar e tecle nautilus. Clique com o botão direito nautilus-image-converter e nautilus-open-terminal, escolhendo a opção Marcar para Instalação. Clique em Aplicar, depois em Aplicar de novo.


Busca rápida


Apesar de ser possível instalar o Google Desktop no Linux, o Beagle é uma opção mais interessante. O programa pode ser instalado diretamente do Ubuntu, acessando Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic. Clique em Procurar e tecle beagle. Clique nos itens Beagle e Beagle-backend-evolution com o botão direito do mouse, escolhendo a opção Marcar para Instalação. Pressione o botão Aplicar e depois clique em Aplicar novamente. Depois da instalação, abra um terminal e tecle beagled.


3D no desktop


Quer deixar seus amigos que usam XP ou Vista com inveja? Então mostre a eles os recursos 3D no desktop do Ubuntu. Basta teclar, na linha de comando de um terminal, sudo aptitude install beryl-ubuntu. Sim, é só isso. Depois e acesse Aplicações > Ferramentas de Sistema > Beryl Manager para configurar os efeitos. Infelizmente, várias placas ATI não rodam efeitos tão facilmente. Nessas situações, vale a pena consultar o site http://wiki.beryl-project.org/wiki/Install_Beryl_on_Ubuntu_Feisty_with_AIGLX.


Fonte: INFO Online


Espero que vocês aprovem as dicas, até mais!

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Windows XP Service Pack 3

Aloha,

finalmente parece que o SP3 vai sair. Segundo várias fontes ele já foi lançado para fabricantes, e dia 29 de Abril deve estar disponível para download no site do windows update e do microsoft download center. A atualização automática deve começar por volta de Junho. Agora é espera e ver se muda alguma coisa.
Pelo que foi dito, nada de muito grande será implementado, já que o SP3 encerra a vida do Windows XP.
Acho que muitas pessoas, como eu, ainda não entraram na era do Windows Vista e não pretendem entrar tão cedo.
Embora sua cara seja um pouco melhor e ele tenha algumas frescuras a mais, elas não são nada mais que parafernalhas, o negócio hoje em dia e olhar segurança, antes de beleza. Afinal, de que adianta ter um SO (Sistema Operacional) com uma cara bonitinha, se você tiver que quebrar a cabeça toda vez que tiver uma ameaça de segurança? Os usuários querem sossego, ter que formatar o computador depois de muitos meses, ou até mesmo anos de uso.
Para falar a verdade, estou mais interessado em instalar o Ubuntu e quebrar a cabeça com ele, do que instalar o Vista e me frustrar por não conseguir dar jeito em um Windows.
Até logo.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Voltando...

Hey pessoas, tudo bom?
Agora to com um pouco mais de tempo pra postar. Provas acabaram essa semana, as aulas ainda não voltaram ao normal, os trabalhos também parece que estão dando um sossego, e por ai vai.
Bom, ontem (quarta-feira), fui à uma palestra no SENAC sobre certificação linux e UBUNTU. Não sei se vocês já utilizaram, mas eu particularmente nunca mexi e até ontem não tinha vontade.
Pois bem, depois de 2 horas e meia de palestra, sai de lá convencido que o futuro da humanidade era linux, UBUNTU bem dizendo, ganhei um cd, chaveiro, me interessei pela certificação e tudo mais.
Chegando em casa resolvi rodar o UBUNTU pelo cd mesmo, dando boot por ele. Tudo certinho até ai, funcionou, realmente é bem pratico, vem com bastante coisa, é bonito, etc.
O problema foi na hora de configurar a conexão com a internet. Eu tenho banda larga, speedy, no WINDOWS é super fácil configurar, conexões de rede, nova conexão e pronto, ele pergunto todo o necessário, você responde e sai feliz navengando por ai.
No UBUNTU foi bem diferente. Não encontrei um modo em que eu precise pedir para conecatar para realizar a conexão, acho que deve existir um meio, mas pelo que entendi é um pouco complicado, então a sugestão era "rotear" meu modem DSL (acho que era isso que estava escrito).
Mais uma vez, fui atrás de algo que me ensinasse a fazer isso e acabei encontrando no próprio manual do bixinho a resposta. Precisaria acessar as configurações dele e alterar algumas coisa (já seria mais complicado que no WINDOWS).
Configurei tudinho, e foi dito e feito, conexão pronta, abri vários sites para testar, pareceu realmente rodar rápido, levando em conta que estava direto do cd, nada instalado no PC.
Resolvi então que, da próxima vez que formatasse meu PC iria deixar os dois, Linux (UBUNTU) e WINDOWS. Reiniciei o computador e dei boot normalmente pelo Hard Disk. Na hora de chamar a conexão com o speedy, a conexão não funcionava (o que eu já estava esperando), fiz o procedimento de configuração ao contrário, tentando voltar para o que era antes e para a minha surpresa, não funcionou.
Tudo bem, encontrei uma opção que seria em portugês "reiniciar com a configuração mais limpa", achei que estava salvo e foi nessa mesmo que cliquei. O negócio parou. Só acendia a luz do power e mais nada, como se não tivesse nenhum cabo ligado nele.
Quebrei cabeça até as 2 da matina procurando em manuais e mais manuais algum lugar falando como resetar as configurações. Não era possível que não existisse um modo de voltar a configuração inicial, que era a padrão dele, a que veio, a que funcionava e pronto, nada de mexer em nada.
Resolvi dormir.
No outro dia, hoje, acordei 6 e meia da manhã pois precisaria fazer algumas coisas antes de ir trabalhar e aproveitei para dar mais uma olhada no bendito. Tirei tudo quanto era cabo, procurei alguma chavinha escondida e finalmente, do lado do cabo de força, encontrei um buraquinho, igual a esse dos leitores de CD/DVD que se você enfiar um "clips" ele abre o drive (muito útil quando a merda do drive trava e não abre de jeito nenhum), parecido também com aquele botãozinho de bicinho virtual, que a gente apertava pra RESETAR o coitado.
É. Apertei, funcionou. Caso resolvido.
Nada contra Linuxe principalmente contra o UBUNTU. Porém, imagina aquele cara que nunca mexeu em um computador, ou que mexeu algumas vezes, em lan houses e lugares do tipo. Ele NUNCA, vai conseguir resolver um problema desse.
Não querendo dizer que outra pessoa não teria capacidade para resolver isso. Mas é que envolve conhecimento nessa área. E o cara que compra um computador não quer saber de dor de cabeça com nada. Ele quer tudo pronto, arrumadinho, de um modo simples, que ele entenda, tudo na mão. Nada de ter que ficar chamando técnico toda hora que pintar uma dúvida. O cara quer que a dúvida apareca e o próprio sistema de a chance de ele resolver, do modo mais simples possível.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Semana de prova!!

Sem tempo e coragem para postar...

Malz.