terça-feira, 29 de abril de 2008

Dicas UBUNTU

Fala moçada...!!!
Instalei o UBUNTU 8.04 aqui em casa. Adorei a opção de instalação no próprio WINDOWS que ele oferece. Você pode instalá-lo dentro do windows, como um programa qualquer e pode desinstalá-lo simplesmente pelo adicionar/remover programas. No meu caso, para instalar dois sistemas em conjunto, eu precisaria formatar o HD, criar duas partições, instalar o windows em uma e depois instalar o UBUNTU na outra, o que daria um trabalhão, levando em conta que eu teria que salvar meus arquivos, e depois instalar tudo novamente, anti-vírus, pacote office, jogos, entre outros aplicativos.
Essa versão nova está realmente de parabéns. O galho que tive tentando configurar a conexão speedy na versão 7.04 não ocorreu nessa, foi tudo certinho, tanto que estou usando agora. Consegui arrumar todos os drivers, fiz rodar os "extras" da versão que são as frescurinhas de tela, o "aero" do VISTA, quando você clica e arrasta uma tela ela fica tremendo igual geléia, e outras coisa.
O único galho ainda é configurar a rede nele e liberar a conexão daqui pro meu outro PC. Estive dando uma olhada em alguns artigos e pude perceber que não deve ser muito fácil fazer isso (comparando com o XP), mas não é impossível também.
Bom, aproveitando, encontrei algumas dicas pra quem utiliza UBUNTU e resolvi postá-las aqui.

Dicas para agilizar e aumentar os recursos do Ubuntu


O Ubuntu vem ganhando espaço como uma distribuição Linux pronta para desktops, seja de micreiros experientes ou de neófitos. Com recursos como atualização automática (que lembra o Windows Update), instalação rápida de aplicativos e configuração fácil, o Ubuntu é uma distribuição perfeita para quem quer usar o Linux dispensando horas de configuração. Mas quem quer um sistema mais azeitado pode utilizar alguns programas e dicas para deixar o Ubuntu pronto para qualquer uso e, claro, mais rápido. Confira a seguir dez truques para incrementar o sistema. Todos eles foram testados no Ubuntu 7.04 (Feisty).

Mais multimídia


Uma das providências iniciais é adicionar repositórios novos de programas. Primeiro, acesse o menu Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic. Depois, entre em Configurações > Repositórios. Na aba Programas do Ubuntu, marque todos os itens, exceto por Código Fonte. Depois, tecle o comando wget -q http://packages.medibuntu.org/medibuntu-key.gpg -O- | sudo apt-key add -. A seguir, tecle sudo wget http://medibuntu.sos-sts.com/sources.list.d/feisty.list -O /etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list.


Codecs em ordem


Para quem assiste a filmes no computador, é uma boa instalar um pacote de codecs básicos para os principais tipos de vídeo e áudio. O repositório Medibuntu tem um pacote que cobre o necessário para os vídeos mais comuns na internet, com suporte a DivX, XviD e muitos outros formatos, além de som em MP3 e AC3. Trata-se do pacote W32codecs. Para instalá-lo, abra um terminal e tecle sudo aptitude install w32codecs. Espere o final do download e da instalação e pronto. O PC está preparado para os vídeos.


Carga antecipada


Um recurso presente em alguns sistemas operacionais (como os Windows XP e Vista) é o carregamento prévio de bibliotecas e partes de programas para agilizar o início posterior de aplicativos. É possível usar a mesma técnica no Ubuntu com o programa Preload. Para instalá-lo, acesse Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic. Clique em Procurar e tecle preload. Clique no item do Preload com o botão direito do mouse e escolha Marcar para Instalação. Pressione o botão Aplicar e depois Aplicar novamente.


Ubuntu modificado


Para quem vai reinstalar ou costuma colocar o Ubuntu em várias máquinas, o Reconstructor (www.info.abril.com.br/download/4887.shtml) é uma boa opção. Ele cria um novo CD de instalação do Ubuntu, com configuração personalizada. É possível, por exemplo, remover ou adicionar aplicativos específicos. O Reconstructor permite até a mudança do visual do desktop, o que pode ser interessante para padronizar os sistemas operacionais de uma rede. O programa roda dentro do próprio Ubuntu.


Swap mais rápido


Para quem tem boa quantidade de memória (512 MB ou mais), é possível ajustar as configurações de cache do Ubuntu para que ele use mais a RAM e menos o disco rígido. Para isso, abra uma janela de terminal e tecle o comando sudo gedit/etc/sysctl.conf. Localize o texto vm.swappiness=60M e modifique o valor para 10. Caso não exista esse texto, simplesmente tecle uma nova linha contendo vm.swappiness=10. Clique em Salvar e reinicie o computador.


Carga em paralelo


Durante a inicialização do sistema, a carga dos aplicativos é feita de forma seqüencial. Com um ajuste, é possível ganhar alguns segundos fazendo com que vários aplicativos sejam carregados em paralelo. Para isso, tecle o comando sudo gedit/etc/init.d/rc. Localize o texto CONCURRENCY = none, e troque o none por shell. Verifique se não há erros na digitação, pois um problema nesse arquivo pode impedir o início normal do sistema. Salve tudo e reinicie o micro.


Menus práticos


O Nautilus, gerenciador de arquivos do Ubuntu, pode ganhar menus para operações comuns, o que ajuda a ganhar tempo na operação do sistema. Há três pacotes para esse fim. Para instalá-los, acesse o menu Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic. Pressione o botão Procurar e tecle nautilus. Clique com o botão direito nautilus-image-converter e nautilus-open-terminal, escolhendo a opção Marcar para Instalação. Clique em Aplicar, depois em Aplicar de novo.


Busca rápida


Apesar de ser possível instalar o Google Desktop no Linux, o Beagle é uma opção mais interessante. O programa pode ser instalado diretamente do Ubuntu, acessando Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic. Clique em Procurar e tecle beagle. Clique nos itens Beagle e Beagle-backend-evolution com o botão direito do mouse, escolhendo a opção Marcar para Instalação. Pressione o botão Aplicar e depois clique em Aplicar novamente. Depois da instalação, abra um terminal e tecle beagled.


3D no desktop


Quer deixar seus amigos que usam XP ou Vista com inveja? Então mostre a eles os recursos 3D no desktop do Ubuntu. Basta teclar, na linha de comando de um terminal, sudo aptitude install beryl-ubuntu. Sim, é só isso. Depois e acesse Aplicações > Ferramentas de Sistema > Beryl Manager para configurar os efeitos. Infelizmente, várias placas ATI não rodam efeitos tão facilmente. Nessas situações, vale a pena consultar o site http://wiki.beryl-project.org/wiki/Install_Beryl_on_Ubuntu_Feisty_with_AIGLX.


Fonte: INFO Online


Espero que vocês aprovem as dicas, até mais!

Nenhum comentário: