terça-feira, 2 de setembro de 2008

Excluir arquivos temporários do computador é seguro?

Bom, eu acredito que é seguro sim. Sempre deletei os arquivos contidos na pasta Temp e nunca tive problemas. Como o próprio no me diz, a pasta Temp é uma pasta de arquivos temporários, os quais deveriam ser excluídos logo depois de serem utilizados.
Geralmente os arquivos dessa pasta são criados por programas ou páginas da Web para possibilitar a execução ou instalação de algum aplicativo. O problema é que por conta de algum erro na programação do aplicativo ou algum erro do próprios usuário (finalização incorreta de programas ou coisas do tipo) alguns arquivos não são deletados e ficam apenas ocupando espaço no HD.
Vou dar um exemplo de como isso pode atrapalhar. Aqui onde trabalho, um usuário estava reclamando que o PC indicava toda hora que existia pouco espaço no HD e o forçava a executar a limpeza de disco para liberar um pouco de espaço, o que não acontecia. Devido a isso, eu fui buscar as causa do HD estar tão lotado, afinal é o computador de uma empresa, não estão instalados jogos nem aplicativos a não ser os necessários para o trabalho. Depois de procurar por algum tempo, encontrei a causa do problema. Como o computador é bem velho, muita coisa já foi colocada e tirada do coitado e para a minha surpresa e felicidade a pasta Temp desse computador tinha o pequeno tamanho de 25GB. Foi só limpar a pasta e o assunto foi resolvido.
Mas, antes disso eu verifiquei realmente como deveria fazer essa limpeza, pois se aparecesse algum erro a culpa seria minha que não tomei as devidas precauções e blá, blá, blá.
Como esse foi meu problema de hoje, vou postar alguns artigos esinando a deletar os arquivos da pasta Temp de modo seguro (segundo os sites).

Excluindo os arquivos temporários do Windows



O Windows cria dois tipos de arquivos temporários:
• Arquivos temporários do Windows, que são criados quando algum programa é instalado ou frequentemente ao utilizar o computador.
• Arquivos temporários da Internet, que são utilizados para aumentar um pouco a velocidade de acesso a Web sites.

Os dois tipos de arquivos temporários podem causar problemas se estiverem corrompidos ou se ocuparem muito espaço no computador.

Para resolver esses problemas, deve-se apagar tais arquivos.

Antes de começar:

• Arquivos e pastas temporários são criados ao instalar programas e durante a operação normal do Windows. Embora temporários, às vezes eles não são excluídos. Isso pode causar problemas.
• As etapas a seguir mostrarão a você como excluir esses arquivos e pastas. Na maioria dos casos, é seguro fazer isso porque eles não são mais necessários. Entretanto, se tiver alguma dúvida, quando receber instruções para excluir os arquivos e as pastas, em vez disso, mova-os para uma pasta diferente ou mídia externa, como um CD.
• Se estiver executando o Windows 2000/XP e mais de uma pessoa efetuar o logon no computador, repita esse procedimento para cada usuário.

Excluindo arquivos e pastas temporários



1 - Feche todos os programas.
Se estiver consultando este documento na web, mantenha o navegador aberto.

2 - Na barra de tarefas do Windows, clique em Iniciar > Executar.

3 - Digite o seguinte:
%temp%

4 - Clique em OK.
A pasta Temp do usuário conectado no momento é exibida no Windows Explorer.

5 - No menu Editar, clique em Selecionar Tudo.

6 - Pressione Delete.

7 - Clique em Sim quando for solicitado a confirmar a exclusão.



Excluindo os arquivos temporários da Internet



1 - Abra o Internet Explorer.

2 - Clique em Ferramentas > Opções da Internet.

3 - Sob Arquivos temporários da Internet, clique em Excluir arquivos.

4 - Selecione Excluir todo o conteúdo offline e clique em OK.

Fonte: Symantec Brasil



Para diversas tarefas o computador trabalha com arquivos temporários, por exemplo, ao acessar a Internet ele armazena uma cópia das páginas e imagens para tornar a exibição dos mesmos itens mais rápida na próxima vez que você visitar as mesmas páginas. Diversos programas utilizam arquivos temporários para permitir desfazer alterações ou mesmo restaurar arquivos durante a edição dos mesmos.

Num computador ideal, num programa ideal, utilizado por um usuário ideal, os arquivos temporários deveriam ser excluídos definitivamente quando não fossem mais necessários. Mas isso está muito longe, pois muitos programas (eu diria até que 'mal programados') não excluem seus arquivos temporários. Acontece que esses arquivos ocupam espaço no seu HD, e se você nunca 'limpar' essa sujeira, esse espaço cresce indefinidamente, a medida que novos arquivos temporários são criados.

Os arquivos temporários podem ser excluídos sem problemas. No caso das páginas da web visitadas, a única coisa é que na próxima vez que você entrar no site elas serão recarregadas a partir do site da web, e não mais do seu HD. Para limpar os arquivos temporários, finalize todos os programas, incluindo se possível os que ficam na bandeja do sistema (com os ícones perto do relógio; para fechá-los, clique lá com o botão direito do mouse em cada ícone e escolha 'Sair', 'Exit', 'Finalizar', etc).

Geralmente os arquivos temporários são gravados numa pasta específica, chamada 'Temp', que fica em determinado local do seu computador. No Windows 9x/Me é a pasta 'Temp' dentro da pasta \windows. Nos sistemas baseados no NT (ou mesmo os anteriores, se estiverem trabalhando com perfis de usuário). No Windows 2000/XP o caminho é \Documentos e configurações\Nome de usuário\Configurações locais\Temp. Não exclua as pastas em si, mas exclua tudo o que tiver dentro dela (incluindo as subpastas) e para isso: selecione tudo (CTRL+A) e presisone a combinação de teclas SHIFT+DEL (segure SHIFT, e com ela pressionada, tecle a tecla Delete).

Se você quiser remover com certeza e segurança, sem correr o risco de apagar arquivos importantes ou do sistema, há um meio do próprio Windows, (até mesmo no Windows 98). Abra o ícone 'Meu computador', clique com o botão direito do mouse sobre o ícone da sua unidade de disco rígido (geralmente é 'C') e escolha 'Propriedades'. Na tela das propriedades, clique no botão 'Limpeza de disco'.





Aguarde alguns instantes (em unidades formatadas em NTFS geralmente demora um pouco mais), depois será exibida uma tela com todos os itens que podem ser excluídos. Marque (se não estiver marcado) os itens que você quer excluir e desmarque os que não quiser, depois clique em OK. Os arquivos serão excluídos. Não faça isso com programas abertos, pois eles poderão precisar de informações de arquivos temporários e não poderão obtê-las, com isso você poderá perder documentos abertos que não estejam salvos, por exemplo.

Os itens mais comuns a serem excluídos são os arquivos temporários da Internet, os da pasta Temp e a lixeira - que corresponde a esvaziar a lixeira. Lembre-se de marcar (selecionar) os itens que deverão ser limpados.

Fonte: Marcos Elias - Mep Sites Info



Té logo!

Nenhum comentário: